Lábios escuros: saiba como clarear o tom da boca
Você já notou alguma alteração na coloração dos seus lábios? Os lábios escuros, por exemplo, não surgem do nada e tem causas diferentes.
Segundo a Dra. Luciana Passoni, dermatologista e especialista em pele, cabelos e transplante capilar, ter lábios escuros pode ter causas sistêmicas ou ser resultado de causas externas.
Porém, a primeira e mais corriqueira das justificativas que causam o escurecimento labial, segundo a especialista, é a origem genética.
Sabemos também que alguns hábitos podem causar os efeitos dos lábios escurecidos, como o costume de fumar, desidratação, ressecamento, substâncias de cosméticos, café, exposição solar e outros. Saiba mais a seguir!
O que causa escurecimento nos lábios?
Ao perceber que os lábios mudam de cor é necessário buscar ajuda de um médico dermatologista para identificar a causa da mudança de tom.
De acordo com a Dra. Luciana Passoni, algumas doenças ou durante determinados períodos da vida onde o corpo passa por transformações podem se expressar na mudança da cor natural da boca.
“O uso contínuo de substâncias químicas pode ser uma causa possível para a troca da pigmentação, as alterações hormonais na menopausa podem mexer diretamente na pigmentação da pele e ocasionar um escurecimento labial”, exemplifica Passoni.
Além disso, a especialista complementa que não usar protetor solar específico para os lábios ao expor-se ao sol também pode escurecer os lábios.
“Isso porque a melanina responde imediatamente quando saímos ao sol e o escurecimento labial é o sinal destes mecanismos de defesa do organismo”, esclarece a dermatologista.
Fumar e tomar café causam lábios escuros?
Fumar e tomar café são os principais hábitos que entram na lista das causas que escurecem os lábios. Afinal, imagina quantas substâncias são necessárias para fabricar um cigarro, principalmente pela nicotina.
Ademais, a cafeína presente no café também está no consumo diário de milhares de brasileiros que tomam a bebida para terem mais energia no dia a dia. Porém, essa bebida também provoca os lábios escurecidos.
Assim, a Dra. Luciana Passoni confirma que o cigarro é um dos vilões porque fumar é uma das principais causas do escurecimento labial.
“A ação da nicotina nos tecidos da boca escurece os lábios, geralmente, eles ficam com uma cor acinzentada. O consumo exagerado do café, bem como do chá preto, também pode deixar os lábios com a coloração mais escura devido aos corantes presentes nas bebidas”, justifica a especialista.
Outras causas comuns de lábios escurecidos
Há outros tipos de sinais que comprovam a mudança da cor dos lábios, como a alteração hormonal e a anemia. Isso porque essas doenças e/ou períodos da vida onde o corpo passa por transformações podem se expressar na alteração do tom da boca.
A dermatologista Dra. Luciana informa que um dos sintomas da anemia é a boca meio branca com o contorno dos lábios mais escuro, além dos olhos esbranquiçados. Portanto, é preciso observar o aparecimento desses sinais.
Por outro lado, no caso das alterações hormonais, o surgimento de lábios escuros são bem recorrentes em mulheres no período que entram na menopausa.
“Essas mudanças de hormônios mexem diretamente com a pigmentação, provocando, às vezes, o escurecimento labial. Se estiver com uma alteração muito elevada procure um médico”, recomenda Passoni.
Como clarear manchas escuras dos lábios?
Existem alguns métodos e tratamentos que podem ser realizados para revitalizar o tom natural da boca. Dessa forma, veja quais são eles:
- Esfoliação: O processo de esfoliação ajuda a estimular a regeneração e remoção das células mortas dos lábios, aumentando o clareamento dos lábios.
- Hidratação: A hidratação com óleos vegetais, manteigas naturais e outros tipos de cosméticos podem ajudar a tornar a aparência dos lábios mais saudável e melhorar a renovação celular. Assim, lábios mais hidratados se tornam mais resistentes aos fatores ambientais que podem causar o escurecimento.
- Micropigmentação labial: É um procedimento estético realizado em clínicas que permite uma nova coloração labial. A Dra. Luciana Passoni informa que a micropigmentação labial pode ser uma solução, mas cada caso deve ser analisado individualmente e com um profissional de confiança.
- Protetor solar labial: É recomendado o uso de protetores labiais e batons com FPS (Fator de Proteção Solar) para evitar o aparecimento dos lábios escuros. Pois a melanina, responsável pela pigmentação do corpo, é estimulada sempre que a região é exposta ao sol como uma espécie de mecanismo de defesa.
- Hidragloss: O hidragloss é um procedimento que consiste na aplicação de um blend de vitaminas e ácido hialurônico na boca. Esse tratamento consegue hidratar, remover células mortas, reparar fissuras, dar aspecto viçoso e atenuar a hiperpigmentação dos lábios.
- Laser: Os procedimentos a laser envolvem a emissão de luz ou calor na área afetada, capaz de promover o clareamento e ainda estimulam a hidratação da boca. Desse modo, Os mais indicados para clarear os lábios escurecidos são os lasers de túlio e o Q-switched.
Como clarear naturalmente os lábios escuros?
A dermatologista Dra. Luciana Passoni indica que existem tratamentos naturais que podem ser feitos em casa mesmo: “pode iniciar a esfoliação da pele dos lábios para estimular sua regeneração. O processo constante pode trazer grandes benefícios aos lábios, como seu clareamento”, complementa.
Além disso, a especialista aconselha outros hábitos para manter a hidratação natural dos lábios, como ingerir água e fazer hidratação labial com óleos vegetais, manteigas naturais e bálsamos.
Segundo a dermatologista, esses hábitos proporcionam aos lábios uma aparência mais saudável e também ajudam na renovação celular.
Para finalizar, a Dra. Luciana indica alguns cuidados para evitar o surgimento dos lábios escuros: “procure estimular a reposição celular da região esfoliando com frequência na região dos lábios em casa. Use sempre um bom hidratante labial com proteção solar e tome água. Estar hidratado é muito importante!”, completa.
Fonte: Dra. Luciana Passoni, dermatologista e especialista em pele, cabelos e transplante capilar.