Jantar cedo ajuda a emagrecer. Saiba mais

Alimentação
15 de Junho, 2020
Jantar cedo ajuda a emagrecer. Saiba mais

Se alguém já te indicou jantar cedo para evitar o ganho de peso, saiba que não é lenda urbana. O horário da última refeição do dia influencia sim na balança. Assim como dormir mais cedo, a prática promove diversos benefícios à saúde, e o emagrecimento é um deles.

Basicamente, o jantar é uma das três principais refeições do dia, junto ao café da manhã e o almoço. Da mesma maneira que devemos prestar atenção aos alimentos que consumimos, também precisamos nos atentar aos horários, especialmente no caso do jantar. 

Qual é o melhor horário para jantar? 

Não existe regra. Mas, a recomendação de muitos nutricionistas e profissionais de saúde é que o jantar deve acontecer pelo menos três horas antes de ir para a cama. Assim, há um largo intervalo de tempo entre a última refeição do dia e a hora de dormir, facilitando a digestão e proporcionando um sono mais tranquilo.

Benefícios de jantar cedo

Ajuda no emagrecimento

O hábito de jantar cedo é associado ao emagrecimento, principalmente entre as pessoas que praticam o jejum Intermitente. Além disso, pode ajudar a induzir o corpo à cetogênese: quando organismo adquire sua energia a partir da gordura corporal em vez de carboidrato.

Leia mais: Emagrecer: O que não comer antes de dormir

Maior qualidade do sono

Comer muito próximo ao horário de dormir pode ser prejudicial de várias formas, especialmente em relação ao sono, que pode ser perturbado pela proximidade da refeição. Portanto, jantar cedo renderá um sono mais calmo e relaxante, além disso ajudará a evitar problemas como indigestão, azia e refluxo.

Protege a saúde do coração

Principalmente para pessoas que sofrem de diabetes, problemas na tireoide (hipo e hipertireoidismo) e predisposição à doenças cardiovasculares, jantar cedo (e uma refeição mais leve) é uma boa ideia. Pois, ir para a cama logo após comer pode prejudicar a pressão arterial, causar retenção de líquido e inchaço.

Estômago saudável

Além da azia, uma sensação de queimação no peito, outro efeito de se alimentar perto do horário de dormir pode ser a ocorrência de refluxo gastroesofágico. O refluxo acontece quando o ácido do estômago “sobe” pelo esôfago, comumente provocando ânsia de vômito. Os sintomas dessa condição incluem queimação no peito, que geralmente ocorre depois de comer e piora ao deitar.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental