Dicas para acabar com a insônia e dormir melhor
- 1. Fique longe do celular antes de dormir
- 2. Deite-se no mesmo horário para dormir
- 3. Evite dormir demais ao longo do dia
- 4. Corte cafeína do cardápio noturno
- 5. Exercite-se
- 6. Alimente-se de forma leve
- 7. Tome um banho quente
- 8. Evite ficar em ambientes muito iluminados
- 9. Faça atividades relaxantes
- 10. Organize seu quarto
Existem poucas sensações frustrantes como a de virar de um lado para o outro e não conseguir dormir. A insônia é um problema antigo, mas que ganhou espaço na cama das pessoas por causa de diversos fatores – inclusive, a vida que levamos é a maior responsável pela falta de sono.
Segundo a Associação Brasileira do Sono, um a cada três brasileiros sofrem com a insônia. O distúrbio tem como sintomas a incapacidade de adormecer e de ter um período de sono ininterrupto, podendo acordar várias vezes durante a noite (e novamente demorar para cair no sono).
Mas, a boa notícia é que você pode incluir pequenas mudanças de hábitos que fazem a diferença no combate à insônia. Veja dicas para acabar com sua insônia e dormir melhor:
Fique longe do celular antes de dormir
A luz azul emitida pela tela do aparelho, assim como o de televisores, é capaz de nos deixar alertas e, portanto, menos relaxados para cair no sono. Inclusive, reduzir o tempo que se passar em frente ao celular durante o dia faz a diferença. A razão é que ficamos muito ansiosos com a quantidade de estímulos de redes sociais, portais de notícias e aplicativos. A saúde mental agradece, e seu sono também.
Deite-se no mesmo horário para dormir
Criar uma rotina ajuda a fixar o hábito – o cérebro “avisa” o corpo que é hora de desacelerar.
Evite dormir demais ao longo do dia
Uma sonequinha durante o dia, sobretudo depois do almoço, pode ser revigorante para retomar as atividades que restam. Mas prolongar o cochilo pode alterar o relógio biológico e roubar seu sono na hora que ele precisa estar presente.
Corte cafeína do cardápio noturno
Bebidas estimulantes como café, chá verde, chá preto e energéticos são vilões do sono. Deixe-os para momentos do dia em que você precisa de mais concentração.
Exercite-se
Seja pela manhã ou à noite, a atividade física ajuda a regular a liberação de hormônios, principalmente os de bem-estar e relaxamento. Se for da turma que treina à noite, priorize aulas mais tranquilas. Pois, do contrário pode lhe deixar mais alerta. Ou, então, faça exercícios pelo menos 6 horas antes do horário que costuma dormir.
Alimente-se de forma leve
Comidas gordurosas, por exemplo, são mais difíceis de digerir e precisam de muita energia para tal.
Tome um banho quente
A temperatura da água influencia o estado de relaxamento e prepara o corpo para repousar.
Evite ficar em ambientes muito iluminados
Pela mesma razão do smartphone – a luz atrapalha a produção de melatonina e nos deixa ainda mais alertas.
Faça atividades relaxantes
Dedicar-se a atividades prazerosas e tranquilas são bem-vindas para uma noite de sono de qualidade.
Organize seu quarto
Deixar a cama bagunçada, as roupas jogadas no chão e a estante desarrumada pode atrapalhar seu sono. Não tem como negar: quando você chega em casa e está tudo no lugar, não dá uma sensação de aconchego e tranquilidade? Então! Reserve alguns segundos da sua manhã para esticar o cobertor e, antes de dormir, guarde as calças e blusas no armário. Outra dica é investir em cores claras na decoração.
Leia também: 7 lanchinhos para comer antes de dormir que ajudam no sono