Inositol: o que é, para que serve e como usar
O inositol, também chamado de dambose, é um tipo de carboidrato (açúcar), mas também é considerado popularmente uma das vitaminas do complexo B. Ele é naturalmente encontrado no corpo. Porém, nos últimos anos, também se tornou um suplemento bastante popular, especialmente devido aos seus benefícios para a saúde feminina.
Não só, atua em diversos processos biológicos, inclusive auxiliando na produção de serotonina (o “hormônio da felicidade”) e no controle do colesterol.
Benefícios do inositol
Ajuda no tratamento de distúrbios de humor
Distúrbios de humor, como é o caso de depressão, podem impactar negativamente a rotina. Por isso, tratamentos como a terapia interpessoal e, em certos casos, medicação, são essenciais. Não só, a alimentação pode afetar significativamente o tratamento, assim como a suplementação de inositol pode auxiliar.
Segundo um estudo realizado na Universidade de Neguev, em Israel, o inositol promove a maior produção de serotonina, o que ajuda na melhora do humor, além de aliviar o estresse. Por isso, o suplemento também pode ser usado no tratamento de ansiedade e crises de pânico.
Leia mais: Alimentos que promovem a produção de serotonina
É um aliado da saúde feminina
A princípio, ele beneficia especialmente as mulheres e, mais especificamente, sua saúde reprodutiva e hormonal. Em resumo, o inositol pode ser de grande ajuda no tratamento de condições como a Síndrome de Ovários Policísticos (SOP). Não só, pode ajudar mulheres com dificuldade para engravidar, pois trata a subfertilidade. Também reduz o risco de desenvolvimento da diabetes gestacional e promove a regulação do ciclo menstrual.
Leia também: Dieta da fertilidade: Alimentos que ajudam a engravidar
Melhora a qualidade do sono
Com a maior produção de serotonina e a melhora do humor, consequentemente, também há melhora na qualidade do sono. Portanto, combate a insônia e a sensação de cansaço proveniente de noites mal dormidas.
Ajuda na perda de peso
Ter melhores noites de sono também ajuda na perda de peso, pois o metabolismo passa a funcionar melhor e mais rapidamente. Além disso, o suplemento ajuda na sinalização da insulina, ou seja, ajuda no controle da glicemia (nível de açúcar presente no sangue), o que facilita a perda de peso, pois dificulta o ganho de gordura corporal e também beneficia pacientes de diabetes.
Leia também: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes
Cuidados no consumo de inositol
A princípio, esse é um suplemento seguro devido ao fato de ser natural. No entanto, não deve ser suplementado em excesso – sob o risco de causar indisposições estomacais – e seu uso não deve ser feito sem acompanhamento médico.
Fontes naturais de inositol
Para aumentar os níveis de inositol no organismo é muito importante ter uma dieta saudável, com alimentos naturais. As principais fontes dessa substância são: