O que é inflamação do organismo e porque ela faz tão mal
Você já deve ter ouvido falar sobre inflamação do organismo e até quais as melhores práticas para combater esse mal. Mas, o que significa exatamente estar com o corpo inflamado?
A inflamação do organismo acontece com todos, esteja você consciente disso ou não. O sistema imunológico cria inflamação para proteger o corpo de infecções, lesões ou doenças.
Existem dois tipos principais para classificar a inflamação:
- Inflamação aguda, que geralmente ocorre por um período curto e se resolve em duas semanas ou menos. Os sintomas aparecem rapidamente. Esse estilo restaura o corpo ao estado anterior à lesão ou doença.
- Inflamação crônica, uma forma de inflamação mais lenta e menos grave. Normalmente, dura mais de seis semanas, pode ocorrer mesmo quando não há lesão, e nem sempre termina quando a doença ou lesão é curada. A inflamação crônica tem sido associada a distúrbios autoimunes e até ao estresse prolongado.
Não há um teste único que possa diagnosticar a inflamação ou as condições que a causam. Em vez disso, com base nos sintomas, o médico poderá fazer um diagnóstico a partir de um exame de sangue, por exemplo.
Sintomas comuns de que o organismo está inflamado
- Febre ou calor na região;
- Dor;
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Perda de função.
Já a inflamação a longo prazo pode causar:
- Dor corporal;
- Fadiga constante e insônia;
- Depressão, ansiedade e outros transtornos do humor;
- Problemas gastrointestinais, como constipação e refluxo ácido;
- Ganho de peso;
- Infecção frequente.
Causas da inflamação
Muitos fatores podem levar à inflamação, como:
- Condições crônicas e agudas;
- Certos medicamentos;
- Exposição a substâncias irritantes ou materiais estranhos que seu corpo não consegue eliminar facilmente.
Inflamação e alimentação
Certos tipos de alimentos podem causar ou piorar a inflamação do organismo em pessoas com distúrbios autoimunes, como:
- Carboidratos refinados;
- Álcool;
- Carnes processadas;
- Gorduras trans.
Da mesma maneira, existem alimentos anti-inflamatórios que atenuam os radicais livres e as toxinas, ajudando a combater essa condição:
Couve
Além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, a couve é nutritiva e oferece vários benefícios à saúde. O vegetal é rico em antioxidantes que agem contra os radicais livres, é fonte de vitamina K, tornando-se anti-inflamatório e uma aliado contra o câncer.
Cogumelo
Excelente para o sistema imune e anti-inflamatório, ele pode ser preparado na manteiga ghee ou consumido em forma de extratos e suplementos.
Gengibre
A raiz está na lista de alimentos anti-inflamatórios, pois estimula a atividade dos leucócitos, que são nossas células de defesa, e modula a produção de substâncias inflamatórias que desencadeiam doenças, graças à presença das vitaminas C e B6.
Cúrcuma ou açafrão da terra
Repleta de curcumina, a especiaria é um potentes anti-inflamatório natural. Adicione no arroz, chás, sucos, ou até mesmo no leite de castanhas. Coloque uma pitada de pimenta preta para melhorar a absorção.
Salmão selvagem
Esse peixe de água fria é rico em Ômega 3 e ajuda também na saúde do nosso cérebro. No sushi, grelhado ou assado no forno, não tem erro.
Abacate
O abacate possui nutrientes que auxiliam na desintoxicação do fígado. O fruto é rico em beta-sitosterol, uma substância que age como um anti-inflamatório natural. Ainda possui ação antioxidante.
Moringa
A folha é rica em flavonoides, isotiocianatos e ácidos fenólicos que, além de nutrir, exercem um grande papel anti-inflamatório.