Meu IMC não está saudável. O que fazer?
Já ouviu falar que para estar dentro do peso ideal é preciso ter o IMC saudável? Criado no século 19 pelo matemático Lambert Quételet, o Índice de Massa Corporal, conhecido pela sigla IMC, é um cálculo simples que permite medir se alguém está ou não com o peso ideal.
Essa é uma das medidas mais utilizadas para definir se uma pessoa está excessivamente magra, saudável ou muito gorda. Basta dividir o peso, em quilos, pelo valor da altura, em metros, ao quadrado.
Por exemplo, se uma pessoa tem 1,70m de altura e pesa 56 kg, a conta fica assim:
O resultado dessa fórmula matemática poderá indicar o IMC saudável, por exemplo, se você está com peso adequado, se apresenta magreza, sobrepeso ou obesidade. Segundo o Ministério da Saúde, o resultado deve ser interpretado de acordo com a tabela abaixo:
Menor que 16 – Magreza grave
16 a menor que 17 – Magreza moderada
17 a menor que 18,5 – Magreza leve
18,5 a menor que 25 – Saudável
25 a menor que 30 – Sobrepeso
30 a menor que 35 – Obesidade Grau I
35 a menor que 40 – Obesidade Grau II (considerada severa)
Maior que 40 – Obesidade Grau III (considerada mórbida)
O que fazer para ter um IMC saudável?
Não existe fórmula mágica: combinar dieta e atividade física é a maneira mais eficaz de evitar o sobrepeso e a obesidade. Mas não adianta mudar de uma hora para outra. É importante fazer isso deve ser feito de maneira gradual e com um cardápio saudável e variado.
Perder peso com saúde para um IMC saudável
Para melhorar o Índice de Massa Corporal é preciso aprender a se alimentar melhor. Nada de restringir a alimentação por si, escolhendo sopas, shakes ou chás milagrosos. Nada de se restringir a comer somente proteínas e limitar os carboidratos.
Você precisa ter consciência das escolhas mais saudáveis para emagrecer gradativamente e com saúde.
Assim, após chegar em seu peso ideal você será capaz de se manter no peso dos sonhos. Afinal, pensa só, você não vai viver a vida inteira de shakes emagrecedores, sopas para emagrecer ou só comendo proteína. Não, você vai voltar a comer da mesma forma de antes, mantendo os mesmos hábitos que a levaram a engordar.
Aprender a comer melhor é a maneira mais eficiente de perder peso com saúde e mantê-lo pela vida toda. Confira algumas dicas para emagrecer rápido, perder peso em dias e secar barriga:
Aposte em alimentos que queimam a gordura
Alguns alimentos ajudam a emagrecer porque estimulam a queima de gordura. O chá de hibisco, lichia, farinha de amora estão entre eles.
Coma alimentos que desincham
Alimentos ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, linhaça, castanhas) contribuem para o emagrecimento devido à ação anti-inflamatória.
Aumente a saciedade
Alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade, logo a fome demora mais a aparecer, o que ajuda você a emagrecer. As principais fontes de fibras são: frutas, cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia. As leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha e as verduras e legumes também contam com boas quantidades de fibras. As sementes, como a chia, linhaça e semente de abóbora, também tem fibras.
Consuma alimentos que aceleram metabolismo
Os alimentos com ação termogênica estimulam a maior queima de calorias e ajudam você a emagrecer. Os principais alimentos termogênicos são: pimenta, chá verde, canela, gengibre e café.
Invista em um prato equilibrado e variado
Uma alimentação saudável pede equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos. Para emagrecer vale investir em frutas, legumes, verduras. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.
Pratique exercícios que queimam gordura
A Organização Mundial de Saúde recomenda praticar ao menos 150 minutos de exercícios moderados por semana para uma pessoa ser considerada ativa. Ou seja, praticando uma hora de exercício em três dias na semana (180 minutos), você já ultrapassa essa meta! Para queimar gordura e emagrecer é importante investir em atividades aeróbicas como: caminhadas, corridas, bicicleta, dança, natação, entre outros.
Diminua o consumo de sal e açúcar
O sal é o principal fonte de sódio, mineral que em excesso no organismo aumenta o risco de hipertensão e a retenção de líquido. Já o açúcar consumido em excesso se transforma em acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. Alimentos fontes de carboidratos simples são ricos em açúcar. Entre eles estão: açúcar de adição, refrigerantes, doces e os que contam com muita farinha branca, como pães, massas e bolos.
Beba uma média de dois litros de água por dia
Consumir os líquidos certos contribui e muito para emagrecer de forma saudável. A recomendação é ingerir entre 30 a 35 ml por kg de peso corporal de líquidos, o que em média fica em torno de 2 litros por dia. Veja a importância de tomar água durante o dia para o emagrecimento e dicas de consumo.
Beba chá
Bebidas como o chá verde, chá de casca de laranja, de limão, de mexerica ou de jabuticaba, e chá de gengibre têm alto teor de fitoquímicos que previnem doenças, maximizam a perda de gordura e o aumento da massa magra. Eles também ajudam a silenciar os genes envolvidos com o ganho de peso.