Hiponatremia: O que é, causas e tratamento
A hiponatremia é uma disfunção metabólica caracterizada pelo baixo nível de sódio presente no sangue (abaixo de 135 mEq/L). Ela pode ser um resultado, por exemplo, do excesso de água no corpo ou da grande sudorese, ou seja, o excesso de suor liberado pelo organismo. Ainda, pode estar relacionada ao envelhecimento.
No entanto, a principal causa da hiponatremia é a pouca ingestão de sódio (sal) ou o excesso de sua excreção pelo corpo.
Mas, o corpo humano precisa de sal para regular fluidos e transportar cargas elétricas entre as células. Assim, para a maioria das pessoas saudáveis, uma quantidade moderada de sal é facilmente processada e realmente exigida pelo organismo. Enquanto grandes quantidades podem contribuir para problemas de saúde a longo prazo.
Leia mais: Sódio faz bem? O que você precisa saber
Possíveis causas da hiponatremia
A princípio, a causa mais comum para a hiponatremia é o excesso da ingestão de água e a baixa ingestão de sódio. Ou seja, o que resulta na secreção excessiva do hormônio diurético vasopressina (HAD ou ADH). Através da urina, elimina-se o sódio.
Não só, o sódio também é eliminado pelo suor. Por isso, suor excessivo também pode ser a causadora da hipotremia. Ou seja, ao suar muito, por exemplo, ao praticar exercícios físicos em dias quentes, é possível que o nível de sódio presente no organismo caia abruptamente.
Além disso, o déficit de sensibilidade dos receptores presentes no tórax, rins e vasos sanguíneos responsáveis pela detecção da queda de sódio no plasma sanguíneo é outra possível causa, assim como a renina-angiotensina-aldosterona, uma insuficiência do sistema endocrinológico (hormonal), em que ocorre a reabsorção de parte do sódio excretado pelo corpo.
Como o corpo perde sódio?
O sódio que é acumulado no organismo é jogado diretamente por outros meios que vão além da absorção interna, como é o caso do suor e da urina.
Mas, em situações crônicas, isso pode ser indício de que o organismo está liberando o mineral. Já em casos agudos, o sódio é liberado ainda por meio de vômitos e diarreia.
Leia também: Artérias obstruídas: Melhores alimentos para prevenir e tratar
Sintomas e possíveis efeitos colaterais da hiponatremia
- Edema cerebral (inchaço de uma parte do cérebro ou de todo ele)
- Crises convulsivas
- Coma
- Dor de cabeça
- Sonolência e fadiga
- Vômitos
- Cãimbras
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico da hiponatremia é feito a partir de exames de sangue em que é checada a dosagem de sódio no sangue. Assim, com a concentração menor que 135 mEq/L, a condição é diagnosticada.
Tratamento recomendado
Por fim, o tratamento para a hiponatremia varia conforme a intensidade e gravidade dos sintomas e se a alteração de instalação for aguda ou crônica. Caso trata-se de uma hiponatremia aguda grave, o tratamento recomendado é a reposição – por meio de soro – de sódio. Assim, a necessidade de sódio não é a mesma para todo paciente. Por isso, calcule cuidadosamente.
Leia mais: Artrite reumatoide: Alimentos que aliviam os sintomas
Fonte: Dr. Natan Chehter, geriatra membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.