Hipertensão portal: o que é, sintomas e tratamento

Saúde
17 de Março, 2022
Hipertensão portal: o que é, sintomas e tratamento

A hipertensão portal é o aumento na pressão dos vasos sanguíneos do sistema portal, responsável por 70% do sangue que entra no fígado. Dessa forma, ela não é uma doença em si, mas sim, uma complicação que pode aparecer em outras doenças como cirrose, tumores no fígado e esquistossomose. 

Como a hipertensão portal atinge o fígado e o organismo?

Este tipo de hipertensão ocorre por um processo de resistência à entrada do sangue no fígado. Um exemplo disso é o que acontece na cirrose: por conta do endurecimento do órgão decorrente de uma fibrose (causada por álcool, gordura ou algum vírus) o fluxo não segue seu curso natural, como se houvesse uma barreira. Assim, a pressão vai para outros vasos e ocorre um desvio do sangue que vem do intestino (deveria passar pelo fígado) e vai direto para o corpo. Este sangue estará circulando cheio de toxinas e pode causar alterações neurológicas.

Também pode atingir o esôfago, onde forma varizes que podem acabar em uma hemorragia – é um quadro grave em que a internação deve ser feita de maneira urgente. 

Sintomas da hipertensão portal 

Segundo especialistas, a hipertensão portal é silenciosa e não há sintomas específicos. Mas pode haver suspeita em casos de queixas relacionadas à má digestão e cansaço. Desse modo, se houver um sangramento digestivo mais leve, fezes muito escurecidas são um sinal de alerta.

Leia também: 5 fatos sobre a hipertensão arterial que poucas pessoas sabem

Diagnóstico e tratamento 

Exames de rotina pedidos pelo hepatologista são capazes de identificar algum problema. Além disso, endoscopia digestiva e ultrassom abdominal são usados para fechar o diagnóstico. 

Assim, remédios que ajudem a manter a pressão do sistema porta normal são indicados. Dependendo do caso, podem ser necessárias técnicas como a TIPS, na qual é colocada uma prótese no fígado para drenar o fluxo sanguíneo. Nos casos avançados, como em uma cirrose, o transplante de fígado é a solução. 

Fontes: Anderson Brito, hepatologista e especialista em transplante hepático do Hospital Adventista Silvestre, de Rio de Janeiro.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas