Como limpar a língua e a boca do bebê?

Gravidez e maternidade Saúde
27 de Maio, 2022
Como limpar a língua e a boca do bebê?

Entre os cuidados destinados aos pequenos, há a preocupação em relação à higiene da língua e boca do bebê. Afinal, quando ela deve começar? A dentista Nayara Freitas, especialista em ortodontia e ortopedia funcional, explica que a resposta depende de como o pequeno está sendo alimentado.

A princípio, caso o bebê esteja sendo nutrido apenas com o leite materno, Nayara esclarece que sua boca não precisa ser limpa. Isso porque os anticorpos presentes no alimento vindo da mãe são capazes de prevenir possíveis infecções bucais neste período. “Já se for um bebê com alimentação por fórmulas, deve-se limpar a língua e as gengivas dele com uma gaze embebida em soro fisiológico ou água filtrada, após cada mamada”, segundo a dentista.

Leia mais: Dentição do bebê: linha do tempo do nascimento dos dentes

Quando a escova e pasta de dente devem ser usadas?

Por volta dos seis meses de idade, os dentes de leite do pequeno começam a despontar. É neste momento que os utensílios que conhecemos para fazer a higiene bucal entram em cena.

De acordo com Nayara, a escovação deve começar desde o nascimento do primeiro dente. A recomendação da especialista é utilizar uma escova de dentes macia, com creme dental fluoretado (na quantidade de meio grão de arroz). A higiene da língua do pequeno também deve ser feita assim.

Da mesma forma que acontece com adultos, a recomendação da limpeza da língua e boca infantis é sempre após cada refeição. Primordialmente, não se pode esquecer de uma higiene dedicada antes do bebê dormir.

Leia mais: Quando começar a escovar os dentes do bebê?

Higiene da língua e boca do bebê: prejuízos se não for feita

Problemas bucais podem acometer o pequeno caso a limpeza não seja feita corretamente. Por exemplo, ele pode vir a ter consequências como cáries e gengivite (inflamação das gengivas). Além disso, sinais como “alguma fratura de dentes ou até a famosa “língua presa”” são indicativos de que é hora de buscar por um especialista voltado à saúde bucal infantil!

Fonte: Nayara Freitas, dentista especialista em ortodontia e ortopedia funcional.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas