Higiene ambiental: o que é, benefícios e como fazer
A higiene ambiental é um conceito diferente de limpeza que busca melhorar a qualidade do local, evitando a proliferação de agentes físicos, químicos ou biológicos. Dessa forma, reflete automaticamente na qualidade de vida das pessoas que frequentam o ambiente e o principal objetivo do método é justamente beneficiar a saúde da população.
As atitudes que formam a higiene ambiental são mais coletivas do que individuais. Esse método de limpeza pode ser adotado tanto em casa, quanto na rua e também no ambiente de trabalho. Por isso, esse processo vai muito além de recolher lixo das ruas e limpar as calçadas — trabalho esse que, inclusive, não precisa ser feito apenas pelos funcionários do governo.
Leia também: Lareira ecológica: o que é, benefícios e cuidados
Como fazer a higiene ambiental
O conceito pode parecer complicado, mas, na verdade, é bem simples! Em primeiro lugar, o ideal é fazer com que a prática da higiene vire uma rotina. Esse é um dos passos que mais colabora para evitar qualquer tipo de doença ou malefícios ligados aos cuidados sanitários inadequados no ambiente.
Arrumar as camas, tirar a poeira dos móveis, varrer os cômodos, lavar a louça e, principalmente, recolher o lixo das lixeiras são as principais tarefas que contribuem para a higiene ambiental e devem ser feitas diariamente. Dessa forma, além de ajudar o bem-estar vendo que o ambiente está arrumado, não há risco de alergias ou insetos perambulando pelo espaço.
Além disso, manter um cronograma do que deve ser limpo semanal ou mensalmente também é bem importante. Isso vale: limpar a piscina, o ar-condicionado e qualquer outro aparelho ou item que não precise de uma higiene tão frequente.
O estado do banheiro/cozinha/copa também influencia bastante! Nesses ambientes, deixar o lixo sempre vazio e também limpar pisos, vaso e azulejos contribui para a menor proliferação de micro-organismos. Não se esqueça da importância de usar corretamente o pano de prato! Esse simples item pode causar sérios problemas de saúde.
Separe o lixo corretamente
A separação do lixo é muito importante. Além de facilitar a coleta e a reciclagem dos materiais, também é possível aproveitar os restos orgânicos em uma compostagem, por exemplo. Assim, além de contribuir para a manutenção da limpeza em casa, também é uma ótima forma de ajudar o meio-ambiente.
O interessante na higiene ambiental é convidar todos que convivem no ambiente a colocar a mão na massa e ajudar a deixar o local mais agradável e limpo. Outra dica é evitar muita bagunça. A organização é essencial.
Benefícios da higiene ambiental
Ter o ambiente cheiroso, limpo e organizado já traz uma sensação de paz e conforto para quem frequenta o espaço. Pode parecer pouco, mas isso já influencia bastante no nível de bem-estar do indivíduo. Consequentemente, a saúde mental (e até física) ganha melhorias, afinal, ficar em um ambiente insalubre pode gerar transtornos psicológicos e doenças.
No trabalho, manter essa rotina também pode aumentar a produtividade dos colaboradores! Além disso, essa constância na limpeza evita o aparecimento de pragas ou infestações. Por fim, mais um benefício é que os aparelhos e OS móveis do ambiente terão muito mais tempo de vida útil.