Hérnia inguinal: entenda a condição que fez Arthur Aguiar adiar turnê

Saúde
07 de Junho, 2022
Hérnia inguinal: entenda a condição que fez Arthur Aguiar adiar turnê

A hérnia é uma condição comum e que muita gente já ouviu falar. Trata-se da saliência de uma víscera ou órgão através de uma abertura na parede abdominal. Ela pode ocorrer em diversas áreas, como no umbigo, chamada de hérnia umbilical, ou na região inguinal, chamada de hérnia inguinal.

Recentemente, o ex-BBB Arthur Aguiar revelou que teve uma hérnia inguinal, condição que afeta cerca de 3% das pessoas. De acordo com o cantor e campeão do Big Brother Brasil 22, ele precisou, inclusive, adiar o início de sua turnê para realizar uma cirurgia de emergência.

Leia mais: Dieta de Arthur Aguiar no BBB 22 acende alerta para fome emocional

O diagnóstico, até então desconhecido pelos fãs, já havia sido identificado antes mesmo do reality pelo artista, disse o ex-BBB. Em nota, ele contou que esperava fazer a operação apenas após os shows, porém o quadro se agravou com a rotina agitada depois do programa. Essa mudança levou seu médico a orientar a cirurgia imediata a fim de evitar complicações mais graves.

“Estou muito triste com isso, porque vocês sabem que essa turnê é um grande sonho. É o sonho da minha vida. Estava dando tudo de mim para entregar esse presente para vocês, preparando tudo com muito carinho, tudo pensado nos mínimos detalhes. Mas, no momento, eu preciso priorizar a minha saúde e estar 100% bem para entregar tudo o que vocês merecem”, desabafou Arthur em seu Instagram.

Leia mais: Dor nas costas pode ser sinal de hérnia de disco, saiba mais

Quais são as causas de hérnia inguinal?

Geralmente, a parede do abdômen é forte e impede que a víscera fique saliente, como ocorre na hérnia. Entretanto, em algumas pessoas, essa parede pode ser fraca, seja por um defeito de nascença ou adquirido.

Além disso, algumas condições adquiridas durante a vida também podem enfraquecer a área e permitir o surgimento da hérnia. Tosse crônica, constipação intestinal e dificuldade para urinar, por exemplo, são situações que aumentam a pressão dentro do abdômen e podem levar ao problema.

Fatores de risco

As hérnias inguinais representam cerca de 75% de todas as hérnias da parede abdominal. Os principais fatores de risco incluem:

  • Idade: a doença é mais frequente nos extremos da vida, ou seja, em recém-nascidos ou idosos. Nos bebês, pode surgir devido a um defeito congênito e nos mais velhos por um enfraquecimento dos tecidos da parede abdominal;
  • Homens: a hérnia inguinal é mais comum em pessoas do sexo masculino do que no feminino;
  • Doenças associadas: é mais frequente em pessoas com doenças como constipação intestinal e tabagismo. Isso porque, geralmente, esses problemas aumentam a pressão dentro do abdômen e facilitam a ocorrência de hérnia.

Sintomas da hérnia inguinal

Inicialmente, a hérnia inguinal apresenta sintomas como protuberância indolor na virilha ou escroto. Essa protuberância pode aumentar de tamanho ao se levantar e diminuir quando se deita, devido ao fato de o intestino se mover para trás e para frente por efeito da gravidade. Às vezes, uma parte do intestino fica presa no escroto (encarceramento), impedindo o fornecimento de sangue. Em poucas horas, pode-se verificar a morte do intestino estrangulado (gangrena). Portanto, caso apresente estes sintomas, o paciente deve procurar um médico de imediato, pois pode ser necessária uma cirurgia de urgência.

Como diagnosticar?

Em geral, a hérnia é diagnosticada pelo médico através de um exame da região inguinal. Assim, com o paciente em pé, o médico avalia a virilha e solicita que a pessoa tussa. O ato de tossir aumenta a pressão na cavidade abdominal. Se a pessoa apresentar uma hérnia inguinal, o ato de tossir fará com que ocorra a protrusão da hérnia, tornando fácil para o médico detectá-la. Além disso, em homens, o médico coloca um dedo em uma dobra na parte superior do escroto e empurra para cima em direção à cavidade abdominal para detectar uma hérnia. Em alguns casos, a ultrassonografia e a herniografia podem ser úteis.

Tratamento

A única forma de tratamento contra a hérnia inguinal é uma cirurgia chamada de herniorrafia. É um procedimento considerado simples, desde que o paciente não apresente complicações. Existem duas maneiras de realizar a operação: por incisão ou videocirurgia. O cirurgião irá ajudar a escolher a melhor alternativa, considerando a idade do indivíduo, doenças associadas, entre outros fatores.

Referências:

Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
Manual MSD

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas