Como o jejum intermitente pode mudar seus hábitos intestinais

Alimentação
29 de Março, 2021
Como o jejum intermitente pode mudar seus hábitos intestinais

Da perda de peso à diminuição da inflamação, o jejum intermitente é associado a diversos benefícios para o corpo e saúde em geral. Mas, também pode ter alguns efeitos colaterais, como mudanças nos hábitos intestinais. Isso mesmo. Para algumas pessoas, o jejum intermitente pode mudar a frequência de ir ao banheiro, por exemplo. 

Todo jejum intermitente é composto por três pilares. São eles:

  • Janelas de alimentação: o período em que você não está em jejum;
  • Ingestão de líquidos sem calorias durante o jejum: água, café e chás sem açúcar ou adoçante;
  • Evitar itens que não são exatamente alimentos, mas que contenham calorias, como o whey protein.

Confira três maneiras mais comuns pelas quais seus hábitos intestinais podem mudar durante o jejum intermitente.

Como o jejum intermitente pode mudar seus hábitos intestinais 

Constipação 

A constipação pode ser um efeito colateral comum do jejum porque nada está sendo consumido ou ajudando a mover a refeição anterior através de seu sistema digestivo.

Assim, esse problema pode ser mais comum para pessoas com digestão lenta. Dessa maneira, comer com mais frequência ajuda as coisas a correrem bem.

Além disso, você pode não estar comendo fibra suficiente. Pois, a janela para comer for limitada e você estiver consumindo menos no geral, a ingestão de fibras pode diminuir. Mas, ela é fundamental para o bom funcionamento do intestino. 

Nesse sentido, se a falta de fibras for a principal culpada, faça escolhas alimentares para garantir que está recebendo todos os nutrientes de que o corpo precisa. Encha o prato com frutas, vegetais e grãos integrais.

Leia também: Melhores alimentos para quebrar o jejum intermitente

Diarreia 

Na verdade, nos estágios iniciais do jejum intermitente, a diarreia pode ser um efeito colateral comum. Pois, durante o jejum, o cólon se contrai mais e remove qualquer resíduo que possa ficar obstruído com o consumo constante de alimentos. 

Além disso, a diarreia também pode ocorrer por causa de uma secreção excessiva de água e sais no trato digestivo. Beber líquidos com ricos em cafeína pode resultar nessa reação, por exemplo. 

Como a diarreia diminui significativamente os níveis de hidratação, beber água ao longo do dia alivia os sintomas e previne a desidratação.

Além disso, considere tomar probióticos, seja por meio de alimentos ou suplementos, que podem ajudar a equilibrar o trato gastrointestinal, aumentando o nível de bactérias boas.

Leia também: Jejum intermitente pode reduzir a massa muscular?

Movimentos mais intensos nos hábitos intestinais

Em geral, os movimentos intestinais dependem de quais alimentos são consumidos. Assim, qualquer mudança na dieta resultará em uma mudança nos hábitos intestinais também.

Então, por exemplo, se você está comendo muitas frutas e vegetais ricos em fibras todos os dias, pode notar que seus movimentos intestinais estão mais intensos.

Portanto, coma fibra. É ela que mantém o intestino funcionando.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental