Dia Mundial Sem Tabaco: hábitos em casa para parar de fumar
No dia 31/05 é o Dia Mundial Sem Tabaco, que tem como objetivo incentivar a cessação do consumo do tabaco. Segundo o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (INCOR), o tabagismo mata 5 em cada 10 fumantes por doenças cardiovasculares. Por isso, é importante tomar a iniciativa de acabar com o tabagismo. Os hábitos em casa para parar de fumar são grandes aliados nesse momento.
Leia também: DPOC: entenda os danos dessa doença relacionada ao tabagismo
Essa vontade de fumar é desperta por gatilhos que mesmo em casa estão presentes. Sendo assim, é importante eliminar os gatilhos que possam incentivar ainda mais essa vontade de cigarro. Uma boa dica é se livrar de todos os cinzeiros presentes em casa. Se usa outro objeto para as cinzas, descarte-o também.
Em casa, muitas pessoas contam com um cantinho especial para essa prática. Por isso, é importante fazer a desassociação do cigarro com o lugar. Troque os móveis de posição, mude os objetos e refaça toda essa área que te lembre de fumar. Evite também deixar maços de cigarro espalhados pela casa. De preferência, não deixe o produto visível.
Além disso, é preciso fazer que o momento de fumar seja menos prazeroso. Por exemplo: fumar após as refeições, fumar depois de ingerir bebidas ou até mesmo com hábitos que despertem a vontade, como ver séries ou se concentrar em algo.
Na cozinha, a mudança com os alimentos também conta bastante na hora da cessação. Substitua os alimentos mais gordurosos, que te levam a fumar, por alimentos saudáveis e que dão saciedade. Para muitas pessoas, consumir bebidas alcoólicas é sinônimo de um cigarro logo em seguida. Portanto, durante este período de cessação, troque os alcoólicos por bebidas geladas saborosas.
Hábitos em casa para parar de fumar: tratamento
É claro que os hábitos diários são extremamente importantes, mas o recomendado por especialistas é procurar ajuda médica para combater o tabagismo. Diversas instituições possuem programas de cessação do tabagismo, com métodos e medicamentos que ajudam no tratamento do vício.
Por fim, o tratamento é gratuito pelo SUS. Basta discar 136 e se informar sobre o programa.