Gravidez no verão: Dicas para evitar desconfortos

Gravidez e maternidade Saúde
21 de Setembro, 2021
Gravidez no verão: Dicas para evitar desconfortos

Se o verão é uma estação difícil para muitas pessoas por causa do calor excessivo e do cansaço sem esforço, para as futuras mamães pode ser ainda mais desafiador. Pois, na gravidez no verão, é normal sentir mais calor devido às mudanças hormonais. O motivo das gestantes sentirem mais calor do que as mulheres não gestantes, é devido ao estrogênio que faz a vasodilatação. Já a causa da pressão mais baixa é a atuação da progesterona, responsável por relaxar os vasos sanguíneos.

Logo, esperar um bebê no auge do verão é quase uma prova de resistência. Assim, o inchaço torna-se mais evidente e a pressão arterial fica mais baixa, o que pode deixar a gestante muito mais indisposta e sem energia. Mas, é possível passar um verão ou dias quentes fora de época com mais conforto e bem-estar. A seguir, veja como driblar as dificuldades da gravidez no verão. 

Gravidez no verão: Cuidados especiais para melhorar o bem-estar das gestantes

Permaneça em ambientes refrigerados

O ventilador e o ar-condicionado são ótimos aliados e ajudam a amenizar a sensação desagradável do calor. 

Leia também: Descolamento da placenta: Entenda o que é e quais os riscos

Vista-se com roupas confortáveis

Roupas feitas com tecidos respiráveis e que dão liberdade aos movimentos caem muito melhor do que looks pouco funcionais, que apertam e esquentam a pele. Assim, a dica também se aplica aos calçados — evite salto alto e modelos que machucam os pés. Ou seja, agora é hora de usar sapatos mais folgados e que prezam o conforto.

Beba muita água na gravidez no verão

É a recomendação que lidera em todas as matérias sobre saúde. E não poderia ser diferente, já que a água comanda o equilíbrio de diversas funções do organismo, entre elas a de eliminar as toxinas por meio da urina, do suor e das fezes. Ou seja, o ideal são 2 litros ao dia, no mínimo. 

Faça exercícios mais leves

Ou pratique esportes ou modalidades aquáticas — natação e hidroginástica, por exemplo. Dessa forma, você se mantém em movimento e colhe todos os benefícios da atividade física, como a melhoria da disposição e do humor. 

Tome banhos mornos ou frios

Água morna ou fria proporciona alívio imediato para as ondas de calor e evita a fraqueza ou indisposição causada pela pressão baixa. Assim, durante o dia, você também pode fazer um banho de imersão dos pés com água fria com algumas gotinhas de óleo de lavanda. Além de amenizar o calor, o ritual ajuda a acalmar, graças às propriedades relaxantes da lavanda. 

Leia também: Dor na costela na gravidez: Por que acontece e como aliviar

Gravidez no verão: Fique de pés pro alto

Deite-se e deixe as pernas estendidas para o alto, com os pés apoiados na parede. Pois, isso ajuda no retorno do sangue para o coração e reduz o inchaço, uma das principais queixas da maioria das gestantes. 

Escolha alimentos e cardápios mais frescos

Apostar em pratos muito quentes e apimentados pode aumentar a percepção de calor. Saladas, sucos, smoothies e menu com opções leves e menos gordurosas mantêm você nutrida e de bem com o verão. 

Fonte: Carolina Curci, médica ginecologista e obstetra. É diretora técnica da Clínica Curci, onde atende gestantes de 18 a 55 anos, mulheres tentantes e que buscam acompanhamento ginecológico. Instagram: @dra.carolinacurci

Leia também: Como lidar com a fome excessiva na gravidez?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas