Gochujang: Pimenta coreana que você precisa conhecer

Alimentação
04 de Fevereiro, 2020
Gochujang: Pimenta coreana que você precisa conhecer

Gochujang é uma popular pasta de pimenta coreana. Ou seja feita a partir de pimenta. Na Coreia, é consumida há centenas de anos. Agora, ela vem ganhando mais e mais popularidade no Ocidente, inclusive no Brasil. 

De sabor picante e salgado, a pasta é feita a partir de pimentas chilli fermentadas. O processo de fermentação acentua seu sabor. Além disso, adiciona-se soja fermentada, sal e arroz glutinoso, um tipo de arroz tipicamente asiático, que proporciona um gosto levemente agridoce ao molho. 

A pimenta é excelente para a melhora da respiração (combate a congestão nasal), alivia dores e possui forte potencial antioxidante. Não só, a soja é a mais popular fonte de proteína vegetal, sendo assim, o molho é também rica em proteína. 

Benefícios da Gochujang

Previne o consumo excessivo de sal e açúcar 

Devido ao seu sabor agridoce e levemente salgado, é possível que o consumo dessa pasta previna excessos na hora de consumir sal e açúcar, pois ela ajuda a saciar a vontade desses sabores. Apesar de seu gosto, a pasta não possui essas substâncias exageradamente. Além disso, não é necessário adicionar mais do que uma colher de chá desse molho ao prato, pois seu sabor é forte. Portanto, a pasta pode evitar a sensação de inchaço, bem como ajuda no emagrecimento

Gochujang melhora o funcionamento do intestino

Tal qual demais alimentos fermentados, a gochujang pode ser muito benéfica para a saúde do intestino e, consequentemente, de todo o organismo. Isso se deve à fermentação, que ajuda a regular o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre e diarreia. 

Leia mais: Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais

Acelera o metabolismo

A pimenta é conhecida por seus muitos benefícios, sendo um deles a aceleração do metabolismo. Não é diferente no caso da gochujang: a pasta também ajuda a acelerar o metabolismo, o que previne a sensação de fadiga e ajuda no emagrecimento. 

Leia também: Guia para manter o metabolismo acelerado

Como consumir

A pasta pode ser feita em casa sem muita dificuldade. Os ingredientes necessários são: soja fermentada, arroz glutinoso e pimenta chilli. Ela também pode ser encontrada em lojas de produtos asiáticos e supermercados. Assim, é possível adicioná-la em diversas receitas, como no preparo de carnes e saladas. 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental