Gastrite por Helicobacter pylori: sintomas, tratamentos e causas
Talvez você já saiba o que é gastrite. Mas e a gastrite por Helicobacter pylori? Pois é, essa é uma variação possível dessa condição de saúde. Vamos entender mais sobre ela nos parágrafos abaixo:
Leia também: Alimentos que ajudam a controlar a gastrite
Gastrite por Helicobacter pylori
Ao contrário do que diz o senso-comum, o H. pylori não causa gastrite. Esse é o nome científico de uma bactéria presente no estômago de boa parte da população – ela surge do contato com vômito ou fezes de pessoas contaminadas, principalmente em áreas de baixo saneamento básico.
A bactéria, em si, não causa a gastrite, como explica a Dra. Vanessa Prado, cirurgiã do aparelho digestivo, mas impede que a gastrite melhore, prolongando os sintomas.
“O H. pylori não dá sintomas, o que dá é a gastrite, aquela sensação de dor de estômago, de estufamento, de má digestão… O H. pylori impede você de melhorar desses sintomas”, explica ela.
Leia também: Bactéria da gastrite é resistente aos três antibióticos mais usados
Qual o tratamento?
O primeiro passo é a mudança do estilo de vida. Então, a gastrite, para melhorar, exige algumas adaptações, como boa mastigação, evitar o excesso de líquidos durante as refeições, comer a cada duas ou três horas e evitar fazer refeições logo antes de dormir.
“A gente evita a contaminação do H. pylori fazendo uma boa higienização de legumes e verduras, evitando trocas de talheres e beber no mesmo copo que outra pessoa, e não pondo a mão suja na boca”, explica.
Por fim, é possível fazer uma combinação dessas mudanças com o tratamento medicamentoso, que vai aliviar os sintomas da gastrite, tratar a bactéria e evitar que ela evolua para uma condição mais grave, como as úlceras ou o câncer de estômago.
Leia também: Alimentação para gastrite: o que comer e o que evitar