Benefícios das frutas vermelhas para a saúde da mulher

Alimentação Saúde
18 de Janeiro, 2022
Benefícios das frutas vermelhas para a saúde da mulher

Você sabe o que o morango, a melancia, a framboesa, a amora, a ameixa e até a goiaba têm em comum? Todos esses alimentos fazem parte do grupo das frutas vermelhas. Elas, além de serem lindas e deliciosas, têm propriedades protetoras contra várias doenças. Ademais, as frutas vermelhas são especialmente vantajosas para a saúde da mulher. Entenda:

Propriedades das frutas vermelhas para a saúde da mulher

Ricas em antioxidantes

Como as antocianinas, substâncias que garantem a cor avermelhada desses alimentos. Isto é, elas combatem a ação dos radicais livres no organismo, protegendo os órgãos e os tecidos do corpo e desacelerando a ação do tempo sobre as células. Desse modo, elas contribuem para a prevenção de doenças crônicas, como o câncer.

“Já se sabe que o conteúdo de antioxidantes presente nas frutas vermelhas favorece o sistema imunológico, previne diversas doenças, auxilia na saúde do cérebro e contribui para a nutrição de casais que estão tentando engravidar”, complementa a nutricionista Natalia Barros em um post nas redes sociais.

Baixo índice glicêmico

“Elas possuem menos açúcar quando comparadas a outras frutas. Portanto, se tornam excelentes opções para controlar a ingestão do ingrediente na dieta”, diz a especialista.

Estudos mostram que a ingestão exagerada de açúcar e carboidratos refinados piora quadros e/ou sintomas de endometriose, síndrome dos ovários policísticos (SOP) e menopausa — como dores menstruais e cólicas.

Muitas fibras

Por serem ricas em fibras, as frutas vermelhas, quando partes de uma dieta equilibrada, amenizam a constipação, problema mais comum em mulheres do que em homens.

Leia também: Receita de bolo de cacau com frutas vermelhas

Frutas vermelhas e saúde da mulher: Receita de smoothie

“Você pode incluir as frutas vermelhas no iogurte, consumir com aveia e outros cereais, ou então utilizar em smoothies e saladas para uma sensação refrescante e mais sabor”, diz Natalia Barros. Confira, então, uma opção que ela dá:

Ingredientes:

  • 1/2 xíc de frutas vermelhas;
  • 1 xíc de leite vegetal;
  • Punhado de gelo;
  • 1 col (sopa) de chia ou linhaça.

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco