Formas de medir a glicemia

Saúde
17 de Maio, 2021
Formas de medir a glicemia

Há várias formas diferentes de medir o nível de açúcar no sangue. Veja as mais comuns abaixo:

  • Com um glicosímetro, que é um aparelho portátil que mede a taxa de açúcar a partir de uma gota de sangue da ponta do dedo. Você mesmo pode fazer a medição em casa, se tiver o aparelho, ou pode ir até um serviço de saúde ou espaço Vitat para fazerem pra você. O resultado sai na hora, no visor do aparelho, que precisa de tiras reagentes para fazer a medição.
  • Com um sistema de monitoramento contínuo, que consiste em um sensor aplicado na parte superior do braço que mede continuamente o nível de açúcar, armazenando os dados dia e noite. Os dados são acessados por meio de um leitor que é aproximado do sensor e capta as informações em apenas 1 segundo.
  • Em um laboratório de análises clínicas. Essa forma é mais comum nos check-ups e quando há a realização de outros exames de sangue com a mesma amostra, já que é muito mais trabalhoso e demorado, além de depender de prescrição médica. Além da glicemia simples em jejum, um exame laboratorial bem comum para o acompanhamento das taxas de açúcar no sangue é o de hemoglobina glicada, também conhecido como HbA1c. Esse exame reflete a média da glicemia dos últimos 3 meses e pode ser feito tanto por meio da coleta de sangue em laboratórios como utilizando uma gota de sangue em um aparelho especial (como o que temos nos espaços Vitat).

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas