Como manter a força de vontade por mais tempo na dieta

Equilíbrio
19 de Maio, 2020
Como manter a força de vontade por mais tempo na dieta

É natural que no início de todo processo de transformação se sentir motivado e cheio de energia. E com a dieta não seria diferente. No começo do processo de reeducação alimentar, a sensação é de estar pronto para abandonar hábitos antigos, instalar comportamentos novos, fazer esforços e enfrentar todos os desafios que estão por vir. Mas, o tempo vai passando, e batem à porta sentimentos como cansaço e desânimo. Assim, a tão famosa força de vontade que parecia indestrutível no início da dieta começa a se diluir nesse cenário. 

Costumamos ouvir que algumas pessoas têm e que outras não têm força de vontade. Porém, na verdade, a força de vontade e o autocontrole são características presentes na vida de todos. Mas, essas características não funcionam de forma linear. Elas são instáveis e podem variar ao longo de dia de acordo com o que acontece.

Por isso, podemos comparar a força de vontade a um músculo que pode ser treinado para ficar mais forte e que também pode sofrer desgaste e ficar enfraquecido.

Algumas situações são responsáveis por desgastar a nossa força de vontade. Assim, é importante conhecermos como isso acontece e de que forma essas situações podem estar afetando a busca pelo emagrecimento.

Como manter a força de vontade na jornada do emagrecimento

Expectativas

É natural criar expectativas no início da dieta. Mas, quando elas são exageradas e distantes da realidade, podem gerar frustrações, sensação de fracasso e acabar com a motivação. Portanto, iniciar o processo imaginando que conseguiremos aprender a comer verduras todos os dias, treinar cinco vezes por semana, beber água e emagrecer logo de cara é querer demais.

Com isso, ajustar as expectativas é fundamental para manter a motivação. Pensar em metas menores que sejam mais fáceis de serem atingidas e focar no percurso a ser percorrido, em vez de se sentir feliz apenas quando chegar na meta de peso, pode facilitar o processo.

Leia também: Dicas de como manter o foco na dieta low carb

Comprometimento

O compromisso faz a gente permanecer no projeto mesmo quando os resultados não são os esperados. Quem inicia uma dieta precisa estar ciente que dificuldades serão encontradas. Nessa hora, é preciso permanecer comprometido.

Não confie só na sua força de vontade, pois ela pode variar ao longo do dia. Não importa se você emagreceu ou não naquela semana, continuar comendo de forma saudável e se exercitar não deveria estar relacionado só com o emagrecimento. Mas sim com o desejo de modificar o estilo de vida.  Então, comprometa-se e crie rotinas que serão mantidas independentemente dos resultados que você encontrar.

Imediatismo 

Ninguém engorda da noite para o dia. As pessoas gastam anos desenvolvendo hábitos não saudáveis e costumam acreditar que podem modificar esse quadro de uma hora para outra. Contudo, o emagrecimento faz parte de um processo que leva tempo. Então, transformar nossa forma de pensar e de se relacionar com a comida leva tempo e se isso não for levado em consideração é provável que a pessoa perca a motivação.

Esquecimento

Quando uma pessoa busca emagrecer ela está sofrendo com o excesso de peso. Mas, ao longo do tempo as pessoas esquecem o porque buscaram emagrecer. Assim, ter em mente o que motivou a busca pela dieta pode ser muito útil em momentos de dificuldade. Lembrar do sofrimento que o excesso de peso causava, baixa autoestima, a dificuldade de se movimentar ou dos problemas de saúde pode ajudar a manter a motivação. 

Leia também: Por onde começar a dieta low carb? Veja dicas

Sobre o autor

Flávia Scavone
Flávia Scavone Psicóloga I CRP 06/58691

Leia também:

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas

misofonia
Bem-estar Equilíbrio

Misofonia: O que é a síndrome que viralizou no TikTok?

A misofonia é uma condição que provoca uma reação negativa aos sons. Saiba mais

Bem-estar Equilíbrio Saúde

Taxas de suicídio e de autolesão de crianças e jovens aumentam no Brasil

País registrou o aumento de 3,7% nas taxas de suicídio e de 21% nos casos de automutilação entre os anos de 2011 e 2022