FONO (fear of normal): Medo de voltar à rotina após a pandemia
Após um ano e meio de pandemia, os números de casos e mortes por Covid-19 finalmente estão reduzindo. Isso porque a campanha de vacinação está a todo vapor. No entanto, a ideia de voltar à rotina normal pode ser terrível para algumas pessoas. Existe até um nome para isso: FONO.
A sigla vem do termo “fear of normal”, que, em português, significa algo como “medo do normal”. Essa reação refere-se ao medo contínuo de infecção à medida que escritórios, escolas e locais públicos estão sendo abertos. Além disso, também surge o estresse com relação à retomada da socialização com pessoas desconhecidas.
É como se fosse uma substituição do FOMO (medo de ficar de fora) experimentado antes da pandemia. O termo surgiu para designar o desejo de estar permanentemente conectado com o que os outros estão fazendo.
De fato, a pandemia é um evento traumático, que trouxe consequências tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental das pessoas. Um estudo feito em 2020 mostrou que 40,9% dos entrevistados relataram pelo menos uma condição adversa de saúde mental ou comportamental. Entre eles: transtorno de ansiedade ou transtorno depressivo (30,9%), transtorno de trauma ou estresse (TSRD) gerado pela pandemia (26,3%) e aumento do uso de substâncias para lidar com o estresse ou emoções relacionadas à Covid-19 (13,3%).
Dicas para lidar com o FONO
A boa notícia é que, apesar de estarmos vivendo um momento difícil, com algumas dicas você pode trazer bem-estar para a sua mente. Veja abaixo algumas que podem ajudar a lidar com o FONO:
Seja gentil consigo mesmo
As pessoas estão enfrentando diferentes formas e níveis de luto. Sendo assim, não invalide os seus sentimentos, pois só você os sente. Cada pessoa encontra uma maneira de lidar com eventos traumáticos.
Portanto, seja gentil com você mesmo, exponha os seus sentimentos para alguém próximo. Entenda que o misto de emoções é normal.
Pratique mindfulness
Mindfulness (atenção plena, em uma tradução livre) é uma técnica de meditação de tradição asiática que ensina a ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado.
Na prática, é o ato de prestar atenção à vida cotidiana e aos hábitos que normalmente fazemos no automático. É sobre diminuir o volume da mente, voltando-se para o corpo.
Leia mais em: Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar
Faça exercícios físicos
Praticar exercícios é uma das melhores formas de reduzir o estresse, além de trazer inúmeros outros benefícios. Se você não tem tempo durante o dia por conta do trabalho ou de outras tarefas, separe um pequeno momento para praticar yoga ou até mesmo fazer uma caminhada.
Busque fazer terapia para lidar melhor com o FONO
O mais importante é cuidar da saúde mental. Apesar das dicas citadas acima ajudarem, buscar ajuda psicológica é fundamental. Com a terapia, o especialista irá te ajudar a entender os seus sentimentos e encontrar estratégias para lidar com as suas frustrações.