Fome fisiológica: 4 características para entender o que é

Alimentação
27 de Outubro, 2021
Fome fisiológica: 4 características para entender o que é

Se você está com sobrepeso ou obesidade é necessário entender que existe uma reserva energética no seu corpo. Por sua vez, nosso corpo é perfeito e sabe exatamente sobre isso. 

Por esse motivo, todas as suas sinalizações geradas pela necessidade de reposição de nutrientes serão diminuídas. Esse fator de controle da fome acontece porque as suas reservas energéticas em alta escala (gordura) são prejudiciais à saúde, longevidade e qualidade de vida, e essa é uma forma do seu organismo ajudar na sua proteção.

4 maneiras que a fome fisiológica se manifesta

De forma física

Você pode sentir a sua barriga roncar, uma dor de cabeça leve, uma tremedeira, uma leve tontura, uma pequena irritação…todos esses fatores de baixa escala – apenas uma sinalização. Portanto, é diferente de enxaqueca, desmaio, tremor significativo.

Não seletiva

Para entender esse ponto é fácil. Basta se questionar: “Eu comeria qualquer coisa que estivesse ao meu alcance para suprir essa fome ou eu quero escolher algo específico pela forma de preparo, cheiro e visual?”.

O não ser seletivo demonstra que na real necessidade de reposição de nutrientes (fome fisiológica) não existe espaço para escolha. Você vai precisar supri-la com o primeiro alimento que estará disponível, e isso demonstrará uma fome fisiológica verdadeira. 

Só passa ao comer

Para ajudar nesse aspecto, um exercício interessante para quando existir dúvida é tentar se distrair e reavaliar. Beba um copo grande de água, ligue para algum amigo, vá dar uma volta no quarteirão com o cachorro, converse com os seus filhos… Se qualquer uma dessas atividades desviar a sua sensação de fome, fica claro que não estamos falando da fome fisiológica. Portanto, você não precisa comer. 

Fome fisiológica não deixa qualquer dúvida

Essa última característica vem para selar todas as outras. Se realmente houver necessidade de suprir nutrientes, é muito provável que você não tenha dúvida sobre isso. Pense na vontade de ir ao banheiro…ou seja: você sabe que precisa e ponto final. 

Identificar a fome fisiológica é uma coisa. Obedecê-la é outra. Isso é um exercício. Em alguns casos, aprendemos mais rápido. Em outros, demoramos semanas ou meses. A vida inteira você aprendeu completamente diferente. Agora, precisa ter paciência e se dedicar para reprogramar esse comportamento. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental