FOBM: Entenda o que é o “medo de ser mau”

Equilíbrio
29 de Outubro, 2019
FOBM: Entenda o que é o “medo de ser mau”

Se você tem receio em dar feedbacks mesmo que seja uma crítica construtiva,  evita ser portador de uma má notícia e compartilhar opiniões opostas a de seus colegas por medo, você não está sozinho nessa! É tão comum que esse sentimento ganhou uma sigla: FOBM. 

Leia também: FoMO: O medo de ficar por fora que pode causar depressão

A sigla vem do termo “fear of being mean”, que traduzindo em português significa algo como “medo de ser maldoso”. FOBM tem a ver com agradar as pessoas o tempo todo, tentar manter todos ao redor felizes e gostando da nossa companhia. O medo de dar um feedback negativo, críticas construtivas e acabar sendo “mau” com alguém.

A FOBM, na verdade, não vem à tona por medo de magoar a outra pessoa, mas sim, o medo do desconforto que vai ser magoar alguém.

De acordo com um artigo publicado no Journal of Experimental Psychology, pessoas que deram notícias inesperadas e ruins foram consideradas menos agradáveis do que pessoas que forneceram boas notícias. Ou seja, quando as pessoas necessitam ser duras e realistas acabam provocando esse medo dentro delas.

Dicas de como melhorar a FOBM

Assim como em outras síndromes, é preciso procurar ajuda de um profissional, de preferência um psicólogo. 

Entretanto, abaixo, especialistas dão dicas de como exatamente você pode tratar e melhorar a FOBM:

  • Mude sua perspectiva: Mude o conceito de feedback negativo. Fornecer críticas construtivas para alguém é apropriado em qualquer relação, seja em um ambiente de trabalho que precisa de melhorias ou em um relacionamento amoroso. Tente encontrar as palavras certas, sem soar rude, para que as pessoas vejam onde estão errando e possam aperfeiçoar.
  • Seja claro com você mesmo: Antes de tudo, devemos pensar em cada detalhe de um feedback. Pensar se aquilo realmente precisa ser dito, e ser dito por você. A resposta ajudará a saber se você é a pessoa certa para resolver a situação, e a ter mais confiança
  • Enquadre o problema com “nós” e não “você”:  Uma ótima estratégia de minimizar o FOBM é não jogar toda a culpa no outro, mas sim tentar transformar em uma situação entre os dois. Você pode dizer, por exemplo, “Parece que não estamos nos comunicando muito bem sobre prazos recentemente. Você percebeu isso também?” Isso faz com que a pessoa se sinta mais à vontade e não na defensiva.
  • Não pense demais na conversa: Definitivamente não devemos pensar sobre como a conversa acontecerá, e qual será a reação da pessoa. Isso nos deixa mais ansiosos e assustados. E por fim, combater o FOBM irá melhorar todos os seus relacionamentos. É algo que deve se trabalhado não só em relacionamentos externos, mas também em nós mesmos. 

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Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

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