Flacidez muscular: entenda as causas e tratamento

Saúde
29 de Abril, 2022
Flacidez muscular: entenda as causas e tratamento

Quando falamos em flacidez, as pessoas logo pensam na “pele caída”, que costuma surgir por vários motivos. Mas você sabia que existe a flacidez muscular?

A flacidez muscular ocorre quando há perda do tônus muscular. Dessa forma, as fibras musculares que dão sustentação aos tecidos enfraquecem. Consequentemente, a pessoa perde a força e a capacidade de realizar alguns movimentos. 

Assim, a flacidez muscular afeta todo o corpo,  mas áreas como braços, pernas, abdômen, glúteos e rosto são mais suscetíveis. Além da questão estética, a flacidez também aumenta o risco de quedas e lesões – principalmente em idosos.

Causas da flacidez muscular

Os motivos para o surgimento desse tipo de flacidez são diversos. Portanto, confira os principais:

Envelhecimento

É normal que, com o passar do tempo, o nosso corpo desacelere o ritmo e ocorram algumas mudanças. 

As alterações nas fibras de colágeno da pele são as principais responsáveis pela flacidez no corpo (tissular). Mas em relação à flacidez muscular, sem dúvidas, o envelhecimento é um fator determinante. Isso porque, conforme envelhecemos, há redução de massa muscular e da força em todo corpo. 

Sedentarismo

O sedentarismo, de fato, é prejudicial tanto para a nossa saúde física quanto mental. Com a flacidez não é diferente.  Ao praticar exercícios com peso, como a musculação, regularmente, os nossos músculos tornam-se fortalecidos e as chances de ter flacidez reduzem significativamente.

Leia também: Flacidez corporal tem tratamento: Saiba quais os melhores

Genética

A genética influencia em muitos fatores. Dessa maneira, algumas pessoas podem ter mais facilidade de ter flacidez – tissular e muscular  – por conta de fatores genéticos. 

Tratamento para flacidez muscular

Antes de mais nada, o ideal é sempre investir na prevenção. Desse modo, os profissionais responsáveis por tratar esse tipo de problema são fisioterapeutas e massoterapeutas. 

Leia também: Rolo de liberação miofascial: O que é e para que serve

Mas a boa notícia é que há vários tipos de tratamento para a flacidez, incluindo aplicação de radiofrequência, prática de atividades físicas, liberação miofascial, corrente russa, mesolifting, entre muitos outros.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas