Ferro durante a gravidez: Importância e porque consumir

Alimentação Gravidez e maternidade Saúde
09 de Março, 2021
Ferro durante a gravidez: Importância e porque consumir

O ferro é um mineral importante na alimentação em qualquer etapa da vida. Porém, é ainda mais essencial durante a gravidez. Basicamente, ele atua na saúde do sangue, previne a anemia, além de ser necessário para manter a imunidade fortalecida.

Durante o período gestacional ele se torna ainda mais indispensável devido ao aumento da quantidade de sangue presente no corpo nesse período.

Ferro e gravidez: Entenda a relação

Durante a gestação, o consumo de alimentos ricos em ferro é primordial. A princípio, o mineral é tão importante nessa fase pois a mulher está mais propensa a desenvolver a anemia, uma vez que a necessidade de ferro por parte do corpo aumenta devido ao desenvolvimento do bebê.

Além disso, ele trabalha para evitar problemas na gestação, como a ocorrência de partos prematuros e o mal desenvolvimento da criança. Não só, ajuda a evitar também problemas posteriores à gestação, como dificuldades na aprendizagem na infância. Ainda, o ferro possui um papel muito importante no que diz respeito à imunidade.

Leia mais: Bons níveis de ferro no sangue podem retardar o envelhecimento

Quanto ferro uma mulher grávida precisa consumir por dia?

A princípio, para as mulheres grávidas essa quantidade mínima de ferro é de 27 miligramas por dia. Em comparação, uma mulher com mais de 19 anos de idade (e que não está gravida) precisa consumir apenas entre 15 a 18 miligramas por dia.

Leia também: Como absorver melhor o ferro dos alimentos

Alimentos ricos em ferro

Portanto, é necessário incluir alimentos ricos em ferro na dieta. Algumas boas fontes desse mineral são, por exemplo:

Ferro e gravidez: Frutas cítricas podem ajudar

As frutas cítricas são grandes fontes de vitamina C. Por isso, facilitam a absorção do ferro. Sendo assim, consumir conjuntamente alimentos ricos em ferro e os ricos em vitamina C, aumenta a biodisponibilidade desse mineral. Ou seja, aumenta sua capacidade de ser absorvido pelo organismo. Isso foi comprovado em um estudo realizado por cientistas de diversas universidades brasileiras.

Leia mais: Silício: Benefícios e quais alimentos são ricos no mineral

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco