Fazer cardio em jejum: Ajuda a emagrecer? Saiba mais

Movimento
11 de Fevereiro, 2022
Fazer cardio em jejum: Ajuda a emagrecer? Saiba mais

Enquanto algumas pessoas não dispensam um bom café da manhã antes dos exercícios físicos, outros preferem não comer nada. Fazer cardio em jejum, por exemplo, vem ganhando cada vez mais adeptos.

Mas fazer cardio em jejum realmente ajuda a emagrecer?

A resposta é sim! Fazer cardio em jejum é uma ótima maneira de perder calorias. Isso porque quando estamos com o estômago vazio, nosso organismo produz menos glicose e glicogênio. Assim, o corpo utiliza os estoques de gordura para gerar energia, favorecendo a queima de calorias.

Sem a principal fonte de energia, o carboidrato, nosso corpo entende que a gordura deve ser queimada mais rapidamente. 

Mas para chegar aos resultados desejados, este treino deve ser feito em dias alternados, com baixa intensidade e, principalmente, sob a orientação de um profissional. 

Sendo assim, é importante ressaltar que apenas o treino em jejum não é eficaz para perder peso. Para emagrecer você deve ter uma alimentação saudável, com baixa quantidade de calorias. O condicionamento físico e as condições vasculares também devem ser levados em conta.

Como fazer cardio em jejum

Para treinar em jejum, você deve estar com jejum de 12 a 14 horas. Entretanto, o uso de suplementos como BCAA, por exemplo, devem ser evitados. Você pode optar por uma caminhada na esteira ou na rua, por exemplo, com duração máxima de 45 minutos. 

Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?

Pontos positivos

Um dos principais benefícios de treinar cardio em jejum é a queima calórica. Além disso, também ocorre um aumento da massa muscular, pois há um estímulo na produção do hormônio GH, responsável pelo crescimento.

De acordo com um estudo feito pela Universidade de Uppsala, instituição sueca, quem pratica exercícios aeróbicos em jejum é capaz de queimar três vezes mais gordura do que aqueles que treinam após a ingestão de alimentos. De acordo com a análise, o exercício aeróbico em jejum, quando feito pela manhã, faria o corpo a buscar energia diretamente nas reservas lipídicas.

No entanto, a quantidade de estudos publicados sobre o tema ainda é insuficiente para ter alguma comprovação. 

Pontos negativos

Assim como outros métodos, o aeróbico em jejum também possui riscos. Quando estamos em jejum, os níveis de açúcar no nosso corpo podem cair, o que gera vários malefícios para a saúde, como a hipoglicemia. Dessa maneira, você pode se sentir fraco e a pressão arterial pode baixar, o que leva a tonturas e enjoos ou até mesmo desmaios. Também pode ocorrer a perda de massa muscular devido ao aumento da quebra de proteínas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Bem-estar Movimento

4 exercícios que queimam gordura mais rápido, segundo pesquisa

Natação e musculação são alguns dos 4 exercícios que vão te ajudar a perder peso mais rápido. Veja outras opções

polichinelo
Bem-estar Movimento

Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento

Saiba mais sobre os benefícios do polichinelo e como fazer em casa

Bem-estar Movimento

Quando (e como) voltar a treinar depois de contrair dengue?

Voltar a treinar depois de se recuperar de uma dengue pode ser desafiador e exige alguns cuidados. Confira