Farinha de frutas: As mais famosas e benefícios

Alimentação
05 de Novembro, 2019
Farinha de frutas: As mais famosas e benefícios

Opção mais saudável que a farinha branca, a farinha de frutas é uma excelente aliada para quem deseja emagrecer.

As farinhas de frutas não são exatamente novidade. Porém, hoje há mais opções de sabores e marcas, além da possibilidade de prepará-las em casa.

Tipos de farinhas de frutas

As mais populares são as de maçã, uva, banana e laranja. Além de serem versáteis, podendo reproduzir receitas usualmente feitas com a tradicional farinha de trigo, a farinha de frutas contém enormes quantias de vitaminas e antioxidantes.

Leia também: Dieta sem glúten: O que é, como fazer e cardápio

Elas são produzidas a partir de frutas secas em baixas temperaturas. Deste modo, todos os benefícios originais das frutas são preservados. Também são incríveis fontes de fibras e baixíssimas em calorias.

Farinha de amora

Ricas em antocianinas, as amoras são grandes aliadas na prevenção de inúmeras doenças. Ao serem desidratadas em baixas temperaturas, suas propriedades extremamente benéficas à saúde não são perdidas e, por isso, sua farinha é uma ótima opção para o organismo, sendo também muito rica em vitaminas (principalmente a K e a C) e sais minerais, como o potássio e o zinco, além de ser ótima fonte de fibras.

Pode-se dizer, ainda, que a farinha obtém vantagem frente à fruta: a fruta e a farinha contém os mesmos nutrientes. Porém, quando em pó, eles encontram-se mais concentrados, visto que a farinha foi feita com uma enorme quantidade de frutas.

Farinha de banana verde

Sensação de saciedade, controle da fome e diminuição do colesterol. Sim, isso tudo é proporcionado pela farinha de banana verde. Fora isso, ela pode facilmente ser feita em casa.

A banana é uma das frutas mais consumidas pelas famílias brasileiras (estima-se que uma única pessoa coma até 24 kg de banana ao ano), principalmente devido ao seu baixo custo. Sorte a nossa: a banana é rica em açúcares, fibras, niacina, cálcio, fósforo e principalmente potássio. E o melhor é que todos esses nutrientes são mantidos quando a fruta torna-se farinha.

Farinha de coco

Rico em fibras e gorduras boas, o coco proporciona a sensação de saciedade e é uma incrível fonte de energia, afinal, é rico também em carboidratos. Incrível para nosso sistema imunológico, bem como para o sistema digestório, todas essas propriedades do coco estão ainda mais concentradas na forma de farinha.

Farinha de maçã

A maça, um dos fortes da agricultura brasileira, é útil para diversos tipos de processamento, inclusive a farinha. Além de ajudar a reduzir o LDL (colesterol ruim), a maçã ajuda a prevenir a anemia, evita o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico. Ademais, é bastante fibrosa, portanto, ajuda no funcionamento digestório. Na forma de farinha, melhor ainda.

Leia mais: Farinha de maracujá: ajuda a emagrecer e é rica em fibras

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental