Como os exercícios físicos interferem nos cuidados com a pele

Beleza Movimento
14 de Novembro, 2019
Como os exercícios físicos interferem nos cuidados com a pele

Cuidados com a pele e exercícios físicos têm um relacionamento complicado. Para cada dermatologista por aí que diz que o suor não prejudica a cútis, há outro que alerta sobre o risco iminente de espinhas. Portanto, a verdadeira resposta para a questão de saber se a rotina de vai ajudar ou prejudicar a pele é: ambas.

O suor provoca diferentes reações: algumas são boas, outras são ruins. Conheça todas as diferentes maneiras pelas quais o treino pode afetar sua aparência.

Cuidados com a pele e exercícios: a parte boa

Luminosidade

“Quando você se exercita, os vasos sanguíneos se expandem e mais sangue e oxigênio fluem para a superfície da pele, o que proporciona uma aparência mais brilhante”, explica a dermatologista Marisa Garshik. “No nível mais fundamental, a transpiração ocorre para nos proteger do superaquecimento, o que, como resultado, se traduz em um brilho mais intenso na pele”, explica. 

Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Proteção

Embora o suor possa causar problemas dermatológicos, ele também oferece algumas medidas de proteção, independentemente do tipo de pele que você possui. De acordo com a dermatologista, ele atua como uma barreira na pele e libera um peptídeo antimicrobiano chamado dermicidina, que pode ajudar a combater bactérias e prevenir infecções. Também promove a produção de óleo para evitar que a pele fique ressecada. 

Cuidados com a pele exercícios: a parte ruim

Atrito

Mesmo que você não esteja correndo meia maratona, o atrito com a pele durante um treino ainda é significante. Segundo a dermatologista, isso acontece devido a uma combinação de fricção e umidade que ocorre frequentemente nas dobras ou em áreas onde a pele está em contato próximo. Para evitar tal situação, use um antitranspirante forte ou anti-fricção. “Muitas vezes pode ajudar aplicar uma camada de pomada hidratante mais espessa, como vaselina, na área em que a irritação pode ocorrer tanto para preveni-la quanto para tratá-la” diz. Usar roupas que absorvem o suor também pode ajudar.

Leia também: Alimentos mais potentes para a beleza do que qualquer nutricosmético

Acne ou poros entupidos

Quando o suor fica na pele por muito tempo, ele pode atrair bactérias e entupir os poros. Portanto, se você é propenso a acne, deve enxaguar o rosto imediatamente após o treino. Use um limpador suave para eliminar a sujeira e o suor sem causar irritação, mas certifique-se de não lavar demais ou esfoliar, pois pode acabar causando ainda mais danos. 

Irritação

O suor é cheio de sal, que pode ser seco e irritante. É importante não deixá-lo repousar na pele por muito tempo, pois pode se agravar, principalmente para aqueles com pele sensível.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Movimento

4 exercícios que queimam gordura mais rápido, segundo pesquisa

Natação e musculação são alguns dos 4 exercícios que vão te ajudar a perder peso mais rápido. Veja outras opções

polichinelo
Bem-estar Movimento

Polichinelo: Benefícios e como fazer o movimento

Saiba mais sobre os benefícios do polichinelo e como fazer em casa

Bem-estar Movimento

Quando (e como) voltar a treinar depois de contrair dengue?

Voltar a treinar depois de se recuperar de uma dengue pode ser desafiador e exige alguns cuidados. Confira