Exercícios para quem tem pressão alta: Conheça

Saúde
15 de Maio, 2020
Exercícios para quem tem pressão alta: Conheça

Pressão alta – também conhecida como hipertensão – é caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias. Sendo um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Mas, ser hipertenso não significa que você deve deixar de praticar exercícios. Pois, você pode apostar nos melhores exercícios para quem tem pressão alta.

Na verdade, o exercício físico pode ajudar a diminuir a pressão arterial. Além disso, também fornece mais energia e é uma ótima maneira de aliviar o estresse e se sentir melhor. 

Uma revisão de estudos publicado no período de Medicina Esportiva Britânico, uma revista especializada, indica que o esforço físico pode ter o mesmo potencial dos remédios no controle dessa doença.

Exercícios para quem tem pressão alta

Exercícios cardiovasculares ou aeróbicos: Podem ajudar a diminuir sua pressão arterial e fortalecer seu coração. Os exemplos incluem caminhada, corrida, pular corda, ciclismo (estacionário ou ao ar livre), patinação, remo, aeróbica de alto ou baixo impacto, natação e hidroginástica.

Leia também: Os benefícios de pular corda para o corpo

Treinamento de força: Cria músculos fortes que ajudam a queimar mais calorias ao longo do dia. Também é bom para as articulações e os ossos. Além disso, treino de força  é importante para proteger o corpo de lesões nos exercícios aeróbicos.

Alongamento: Torna o corpo mais flexível, ajuda a se mover melhor e a evitar lesões.

O recomendado é fazer atividades moderadas, como caminhadas rápidas, por 30 minutos, pelo menos 5 dias por semana. No entanto, se você estiver com pouco tempo, atividades vigorosas, como corrida, proporcionam o mesmo benefício em 20 minutos, 3 a 4 dias por semana.

Por fim, é importante ressaltar a importância do aquecimento. Um aquecimento de 5 a 10 minutos ajuda o corpo a se mover e evita lesões.

Leia também: Dor nas costas? Como reverter cuidando de um músculo pouco conhecido

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas