Dicas para evitar os excessos alcoólicos na ceia de Natal
Embora as festas de fim de ano sejam sempre gatilhos para a busca por dietas, também são comuns os exageros durante a ceia. Apesar da alta nos preços dos alimentos, o avanço da vacinação contra o coronavírus tem deixado as famílias brasileiras ansiosas para as festas. Para a nutricionista Maíra Azevedo, além dos cuidados com o vírus, também é importante adotar medidas para evitar excessos alcoólicos na ceia de Natal. Veja como fazer isso:
Exceções sim, mas com moderação
Esteja você seguindo algum cardápio ou não, vale se permitir sair um pouco da rotina para comemorar com parentes e amigos. Contudo, Maíra reforça que isso não significa que tudo é permitido e que os excessos não vão trazer impactos negativos para o seu organismo.
“O que eu sempre recomendo para meus pacientes é abrir exceção apenas no jantar do dia 24 e no almoço do dia 25, por exemplo. Já nas outras refeições, é importante tentar comer de forma mais equilibrada possível”, argumenta.
Leia também: Dicas para não exagerar nas festas de fim de ano
Cuidado com os excessos alcoólicos na ceia
De fato, o gasto do brasileiro com bebidas cresceu mais de 4% durante a pandemia e esse é um item que também não costuma faltar nas festas de fim de ano.
Sendo assim, a primeira recomendação da nutricionista é intercalar os drinks ou a cerveja com a ingestão de água. “Além acabar bebendo menos, a pessoa também não terá ressaca no dia seguinte, que é consequência da desidratação causada pelo álcool”, explica a especialista.
Como outra estratégia apontada por ela para limitar os exageros alcoólicos, Maíra sugere que a pessoa faça um consumo consciente e dê preferência a bebidas que normalmente consegue ingerir em menores quantidades.
Da mesma forma, a nutricionista destaca que é importante lembrar que a bebida também contribui para o ganho de peso. “Também é possível reduzir as calorias de drinks usando energético zero, água tônica zero e adoçante em vez de açúcar”, salienta.
Leia também: Opções de petiscos saudáveis para um happy hour equilibrado
Drinks que pesam menos na balança
Por fim, a nutricionista dá dicas para quem não abre mão dos drinks nas festas, mas quer opções que pesem menos na balança:
- Gin + suco de limão + gengibre + pepino + água com gás;
- Gin Tônica: 50 ml de gin + 150 ml de água tônica zero açúcar + gelo e fatia de limão para decorar;
- 250 ml de água de coco + 250 ml de suco de laranja + 250 ml de água tônica zero + suco de cranberry + hortelã a gosto;
- 50 ml de gin + 1 ramo de alecrim + 4 zimbros levemente amassados + água tônica zero + gelo;
- 50 ml de gin + 1 saquinho de chá de frutas vermelhas + água tônica zero + gelo.
Fonte: Maíra Azevedo, nutricionista.