Riscos do excesso de cafeína no organismo

Alimentação
02 de Março, 2022
Riscos do excesso de cafeína no organismo

Os suplementos pré-treino são muito utilizados por quem precisa de mais disposição para praticar exercícios físicos. Contudo, o consumo dessas substâncias deve ser orientado por um profissional especializado, visto que exagerar na dose pode provocar efeitos colaterais graves. Recentemente, por exemplo, um personal trainer britânico morreu após ingerir excesso de cafeína em pó — o equivalente a 200 xícaras de café.

Um inquérito policial em Ruthin, no País de Gales, revelou que o jovem de 29 anos, Tom Mansfield, calculou mal a quantidade de pó que deveria usar na balança de cozinha. Então, em vez de adicionar o volume em miligramas do ingrediente ao seu pré-treino, ele colocou o mesmo número, só que em gramas.

Como resultado, o laudo médico apontou que ele tinha níveis de cafeína de 392mg por litro de sangue. Após uma xícara de café, o normal é que essa taxa alcance de 2 a 4 miligramas por litro.

Por que usar cafeína em pó no pré-treino?

Em primeiro lugar, a cafeína é capaz de estimular o sistema nervoso. Este, por sua vez, manda sinais às nossas células adiposas para que a gordura seja quebrada. Assim, os ácidos graxos livres ficam disponíveis para agir como combustível. Além disso, pelo fato de a substância aumentar a adrenalina no sangue, a disposição e a dedicação para treinar vão lá em cima.

A cafeína pré-treino também contribui para a força muscular e para a diminuição da fadiga no pós-treino, ou seja, o cansaço e a exaustão muscular depois dos exercícios físicos são reduzidos.

O ideal é que a cafeína seja consumida de 30 minutos a uma hora antes do treino. Isso porque ela é absorvida rapidamente pelo trato gastrointestinal.

Leia também: Cafeína pré-treino melhora o rendimento físico?

Riscos do excesso de cafeína

Segundo pesquisas da Clínica Mayo, organização de saúde, para a maioria das pessoas saudáveis, o consumo de até 400mg de cafeína por dia é seguro. Isso equivale a cerca de duas a três xícaras de café.

Porém, ingerir cafeína em excesso é contraindicado para grávidas, crianças, mulheres que amamentam, pessoas com hipertensão (pressão alta), arritmia, doenças do coração ou úlceras no estômago. Vale lembrar que quem tem insônia e outros problemas de sono também deve evitar o ingradiente.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental