Esteira ou escada: qual cardio queima mais?

Bem-estar Movimento
11 de Março, 2024
Esteira ou escada: qual cardio queima mais?

Os exercícios cardiovasculares, como o próprio nome indica, envolvem a saúde do coração. Por essa razão, eles ajudam a manter o organismo trabalhando de forma adequada, além de prevenir doenças como a obesidade, diabetes, entre outras. Eles também ajudam a queimar gordura. Mas a gente sabe que o famoso “cardio” não é o exercício preferido da maioria das pessoas. Por isso, nessas horas, vale a máxima de “treinar na força do ódio” e, infelizmente, ter que fazer não só o que a gente gosta em prol da saúde e, consequentemente, da longevidade. A boa notícia é que existem uma variedade de modalidades que você pode escolher para “pagar” o cardio do dia. Por exemplo, a famosa esteira ou a temida escada. Afinal: qual opção queima mais calorias?

Leia mais: Bike ou esteira: qual cardio queima mais calorias?

Qual é o melhor cardio para emagrecer?

Antes de mais nada, é importante frisar que não existe uma atividade que seja melhor que a outra. Cada exercício tem sua característica específica e benefícios. Por isso, é necessário entender qual seu objetivo para que o profissional de educação física consiga prescrever o treino de forma adequada.

O que gera mais resultados: esteira ou escada?

De acordo com Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company, varia muito de pessoa para pessoa. “Depende muito de questões individuais, como duração, intensidade e frequência semanal. E, principalmente, do engajamento e comprometimento com a realização da atividade proposta. O melhor exercício ou modalidade é aquela que você consegue realizar de maneira frequente e consistente. Ou seja, é necessário uma sensação de prazer” explica Netto. É importante frisar que ambas atividades proporcionam um excelente gasto calórico, uma vez que envolve uma grande quantidade de grupos musculares.

Tanto a escada quanto a esteira se encaixam na categoria de exercício aeróbico. “Eles podem ser caracterizados como qualquer atividade de natureza contínua que utilize os grandes grupos musculares e que seja de natureza rítmica. Portanto, tanto a esteira como a escada, se realizados de forma contínua, são estímulos predominantemente aeróbios”, pontua o diretor técnico.

Porém, cada um desses exercícios tem diferentes benefícios: a escada, por exemplo, é um exercício de baixo impacto e contribui para a melhoria do sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, bem como a resistência muscular. A esteira, por sua vez, é um exercício de alto impacto que ajuda na flexibilidade das articulações e melhora do sistema cardiovascular.

Como usar a esteira ou a escada para emagrecer

  • Iniciantes: Comece com a escada em ritmo moderado e aumente gradativamente a intensidade e a duração dos treinos.
  • Intermediários e avançados: Combine a esteira e a escada em diferentes treinos para explorar os benefícios de ambos. Experimente treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) na escada para maximizar a queima calórica.
  • Consulte um profissional de educação física: Ele poderá avaliar suas necessidades e objetivos, prescrever um treino personalizado e orientar sobre a técnica correta para evitar lesões.

Lembre-se: O emagrecimento depende de uma combinação de exercícios físicos regulares, uma dieta saudável e equilibrada e um estilo de vida ativo.

Fonte: Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.


Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Bem-estar Movimento

4 exercícios que queimam gordura mais rápido, segundo pesquisa

Natação e musculação são alguns dos 4 exercícios que vão te ajudar a perder peso mais rápido. Veja outras opções

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas