Esteira: Dicas para aproveitar melhor a caminhada e a corrida
Se a esteira se tornou a sua melhor amiga na quarentena, saiba que o aparelho é um excelente aliado para quem deseja se manter em movimento (e em forma) mesmo durante o isolamento social.
Uma esteira em casa permite que a corrida acontece em qualquer momento, e até mesmo várias vezes ao dia. Assim, dado o número de pessoas que citam a falta de tempo como uma barreira ao exercício, as esteiras tornam a atividade física muito mais viável.
O display digital também pode ser altamente motivador. É possível ver a velocidade, distância e o batimento cardíaco – coisas que você normalmente não pode ver lá fora.
Além disso, a tecnologia avançou tanto que, em alguns casos, é mais difícil distinguir entre ambientes internos e externos. É possível, literalmente, colocar a esteira para andar pelas ruas de Roma virtualmente com outras pessoas.
E você pode fazer isso sem se sentir constrangido com o seu ritmo, roupas ou corpo. Outra vantagem? A esteira fornece inclinações. Caminhar em subidas é especialmente bom para fortalecer tornozelos e panturrilhas, sem mencionar tendões e glúteos.
Dicas para usufruir de todos os benefícios da esteira
- Escolha um tênis específico para caminhadas e corridas, com um bom amortecimento, pois esses calçados são apropriados para absorver o impacto com o solo. Assim que possível, faça uma avaliação do seu tipo de pisada (pronada, neutra ou supinada). Algumas lojas esportivas fazem esse teste.
- Evite amarrar cadarço, tirar ou trocar camisetas e blusas enquanto caminha ou corre. O perigo de acidentes é bem maior quando tentamos fazer qualquer movimento durante a prática.
- Inicie a passada colocando primeiro o calcanhar no chão, passando pela planta do pé e, por fim, pelos dedos;
- Leve o corpo à frente, usando os glúteos e os músculos da parte posterior das pernas;
- Dobre os cotovelos a 90 graus e inicie todo o movimento a partir dos ombros;
- Mantenha os ombros em linha reta e não deixe o corpo girar na cintura, evitando o vai-e-vem dos quadris;
- Ao caminhar ou correr, mantenha as costas e o abdômen firmes e contraídos;
- Se você sentir dor na região das canelas, diminua a velocidade e evite inclinações.
- Respeite os seus limites e o seu condicionamento físico. Aumente a intensidade sempre que necessário. Mas, para que a evolução aconteça, você pode aumentar o ritmo (velocidade) da caminhada, mudar o percurso, incluindo subidas, descidas, outros tipos de solo e escadas ou incluir corrida alternada com a caminhada;
- Faça alongamento antes e depois das caminhadas;
- Hidrate-se.
Leia também: Sem halteres? Tente essas alternativas na hora de treinar em casa