Escova rotativa pode prejudicar o cabelo: aprenda a melhor forma de usar
A escova rotativa acabou conquistando muitas mulheres por oferecer praticidade na hora de arrumar o cabelo. Isso porque o acessório tem a função não só de secar os fios, mas também de alisar ou modelar ao mesmo tempo.
O aparelho, contudo, tem algumas ressalvas quanto ao seu uso, uma vez que pode prejudicar a saúde dos cabelos.
Pensando nisso, a dermatologista Marcella Araújo, de Pernambuco, explicou alguns detalhes importantes sobre a escova rotativa, incluindo os riscos que ele pode oferecer às madeixas e qual a melhor forma de usá-la.
Por que a escova rotativa pode prejudicar o cabelo?
Da mesma forma que ocorre com o secador, a escova rotativa alcança temperaturas altas que podem causar uma série de problemas para os cabelos.
Marcella explica que, quando os fios entram em contato com o calor, há o risco de prejudicar o córtex dos fios, ou seja, sua estrutura interna. Isso, por sua vez, pode levar a uma mudança na forma da queratina, prejudicando a elasticidade e resistência do fio.
Leia também: O que é intemperismo capilar e como evitar este problema https://vitat.com.br/intemperismo-capilar/
“O dano causado vai depender da temperatura que o secador chega. As escovas secadoras parecem ser inofensivas, mas podem alcançar temperatura altas, assim como o secador comum”, explica a dermatologista.
Diante disso, é necessário fazer um uso consciente deste aparelho, assim como acontece com os secadores, chapinhas e babyliss, para que ele não acabe se tornando um problema para a saúde do cabelo.
Como usá-la sem prejudicar os fios
De acordo com Marcella, existem algumas dicas básicas que ajudam a minimizar os prejuízos causados pela escova rotativa.
O primeiro passo, segundo a profissional, é checar a potência e temperatura final que o aparelho atinge.
“Quanto mais calor ele fizer, mais rápido você vai secar seu cabelo. No entanto, mais dano ele vai causar”, ela ressalta.
Leia também: Para que serve e quais são os benefícios da escova massageadora capilar
Além disso, é indispensável a aplicação do protetor térmico nos fios antes de usar qualquer acessório que transmita calor para o cabelo. Este produto ajudará a manter uma barreira de proteção entre a temperatura da escova e o córtex dos fios.
“Eu acho [a escova rotativa] super prática, porque ela já seca e modela os cachos. Não sou contra seu uso, porém precisamos tomar os cuidados necessários e usar com moderação”, finaliza a dermatologista.
Fonte: Marcella Araújo, dermatologista de Recife, Pernambuco.