Como escolher os alimentos na hora da compra
Saber escolher os alimentos na hora da compra pode ser uma arma poderosa para quem deseja ter uma alimentação mais equilibrada. Também, a ida ao mercado pode ajudar a fazer escolhas mais conscientes, além de estimular o processo de cozinhar.
Escolher os alimentos pode parecer difícil no início. Mas, com a prática, fica fácil saber qual alimento está ou não adequado para o consumo. Para ajudar nesse processo, o Ministério da Saúde elaborou um conjunto de dicas que foram divulgadas no novo Guia Alimentar para crianças menores de 2 anos, que foi lançado juntamente com a 1ª Campanha Nacional de Prevenção da Obesidade Infantil. Saiba como escolher os melhores produtos:
Alimentos in natura
Em relação aos alimentos in natura, vale lembrar que cada um tem suas características próprias – cheiro, cor, sabor, textura – que devem ser observadas durante a compra. Evitar comprar os que tenham partes estragadas, mofadas, com cor ou textura alterada. Lembrando que alimentos orgânicos apresentam formas e aparência diferentes entre eles.
Leia também: Lanches saudáveis que são bons para o intestino
Carnes e peixes
Peixes frescos devem estar sob refrigeração e apresentar escamas bem aderidas ou couro íntegro, guelras úmidas de cor rosa a vermelha intensa e olhos brilhantes e transparentes.
Os congelados devem estar devidamente embalados e conservados em temperaturas adequadas. Evitar comprar produtos com acúmulo de água ou gelo na embalagem, pois podem ter sido descongelados e congelados novamente.
Carnes frescas devem estar sob refrigeração e apresentar cor vermelha brilhante ou cor clara, no caso de aves, textura firme e gordura bem aderida, de cor clara. Então, não devem ser compradas carnes que apresentem cor escurecida ou esverdeada, cheiro desagradável ou consistência alterada. Deve-se observar se possuem carimbo dos órgãos federais de inspeção sanitária – SIF (Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura).
Leia também: Ministério da Saúde lança Guia Alimentar para crianças
Embalados
Alimentos embalados devem estar dentro do prazo de validade. As embalagens não devem estar rasgadas, estufadas, amassadas, enferrujadas ou sujas. Igualmente, o conteúdo não deve apresentar alterações de cor, cheiro ou consistência, e a data de validade descrita no rótulo deve estar legível.
Dicas para montar sua lista de compras saudável
- Organize sua geladeira e despensa. Assim, você consegue visualizar o que está faltando e pode criar uma lista mais certeira. Aproveite para checar os prazos de validade dos itens armazenados.
- Tente pensar em um cardápio semanal. Dessa maneira, você sabe os ingredientes que vai precisar, gerencia melhor o seu tempo na cozinha e mantém uma alimentação mais saudável e equilibrada.
- Priorize alimentos frescos e coloque o mínimo possível de industrializados na sua lista. Inclua sempre vegetais, frutas e legumes.
- Tenha uma rotina de compras – seja semanal ou mensal. Assim, evita múltiplas visitas ao supermercado – o que pode levar a compras por impulso, maior consumo de industrializados e gastos extras.
- Divida a lista em categorias: alimentos secos, alimentos frescos, bebidas, laticínios, carnes, congelados, limpeza e higiene pessoal. Dessa forma, quando estiver no supermercado, você evita repassar a lista inteira a todo momento e economiza tempo nos corredores.