Melhores ervas para quem quer emagrecer

Alimentação
10 de Fevereiro, 2020
Melhores ervas para quem quer emagrecer

Não é segredo que o que você coloca no prato desempenha um papel central na perda de peso. Mas, as ervas que estão no armário podem ser igualmente importantes para quem quer emagrecer

Isso porque muitas especiarias combatem os desejos e compulsões alimentares. Além disso, são capazes de aumentar a queima de gordura, acelerar o metabolismo e, assim, potencializar o emagrecimento. 

Portanto, as plantas podem fornecer uma explosão de benefícios à saúde com risco mínimo de efeitos colaterais. Com isso, diversificar os condimentos é uma maneira simples e fácil de aumentar a perda de peso.

Conheça ervas incríveis que não podem faltar na casa de quem busca emagrecer. Certifique-se de combiná-las com uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável para obter o melhor retorno possível.

Feno-grego

O feno-grego é uma erva muito usada na medicina alternativa para tratar problemas de pele e muitas outras doenças. Apesar do nome, é um ingrediente comum em pratos indianos. Sua principal substância ativa é a trigonellina, além de conter flavonoides, minerais como magnésio, cálcio e ferro e vitaminas A, D e do complexo B. Assim, é rica em fibras, proteínas e gorduras consideradas “boas” ao organismo. Vários estudos descobriram que o feno-grego pode ajudar a controlar o apetite e reduzir a ingestão de alimentos para apoiar a perda de peso.

Leia também: Feno-grego: O que é, propriedades e benefícios

Orégano

O orégano é uma das ervas que ajuda a emagrecer. Ele pertence à mesma família de plantas que hortelã, manjericão, tomilho, alecrim e sálvia. Contém carvacrol, um composto poderoso que pode ajudar a aumentar a queima calórica. 

Ginseng

O ginseng é um adaptógeno popular, valorizado por suas aplicações médicas e estudado extensivamente. Uma de suas utilizações mais populares está no mundo da perda de peso, e muita gente se questiona se realmente ginseng emagrece

Um novo estudo da Universidade de Yanbian, na China, foi adicionado sobre como esta erva funciona. Assim, a pesquisa indicou que os produtos do ginseng podem induzir a produção de bactérias que alteram a forma como o corpo queima gordura. Também, eles descobriram que a microbiota influenciada pelo ginseng desempenha um papel importante no metabolismo. Com isso, a constatação oferece promessas para o desenvolvimento de tratamentos para controlar o peso. 

Dessa forma, os especialistas pensam que existe uma oportunidade para que esse conhecimento seja aplicado especificamente aos probióticos para benefícios de controle de peso.

Açafrão-da-terra (cúrcuma)

A cúrcuma é cheia de nutrientes, como vitaminas C e B6, importantes para a imunidade e o funcionamento cerebral, e minerais, especialmente o potássio, que regula a pressão arterial e colabora na prevenção de derrames. 

Além disso, tem ferro (aliado contra a anemia), manganês (ajuda no equilíbrio do colesterol) e cálcio (essencial para a saúde dos ossos), e conta com doses de proteína e fibras.

Há estudos que apontam a ação da cúrcuma na perda de peso, especialmente por agir como anti-inflamatório natural, e na redução dos níveis do colesterol ruim.

Pimenta caiena

A pimenta caiena é um tipo de pimenta popularmente usada para temperar muitos pratos. Contém o composto capsaicina, que confere seu sabor característico e oferece inúmeros benefícios à saúde. Assim, algumas pesquisas mostram que a capsaicina pode aumentar levemente o metabolismo, aumentando o número de calorias que você queima ao longo do dia. Da mesma maneira, a capsaicina pode reduzir a fome para promover o emagrecimento. 

Gengibre

Frequentemente usado na medicina popular como remédio natural para uma grande variedade de doenças, algumas análises indicam que o gengibre também pode ajudar a reduzir os quilinhos a mais na balança. 

Uma revisão de 14 estudos em humanos mostrou que a suplementação com gengibre diminuiu significativamente o peso corporal e a gordura da barriga.

Canela

A canela é uma das especiarias mais completas quando o assunto é riqueza nutricional. Entre outras propriedade, esse tempero aumenta a saciedade, imita a doçura e oferece antioxidantes essenciais para o corpo. 

O chá de canela é um dos grandes aliados para quem está de dieta. Além de aromático e saboroso, ele tem efeito termogênico: suas substâncias atuam aumentando a temperatura do organismo, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.

Leia também: Chá de canela: Como a bebida ajuda a emagrecer

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental