Erva cidreira: Para que serve e como fazer chá de erva cidreira

Alimentação
05 de Março, 2020
Erva cidreira: Para que serve e como fazer chá de erva cidreira

Popular e amplamente consumida na forma de chá, a erva cidreira é conhecida por seus efeitos calmantes e sedativos. Mas, além disso, é muito utilizada para os casos de desconfortos estomacais e indigestão, já que muitas vezes essas ocorrências estão relacionadas ao estresse

Também chamada de melissa, pode ser consumida ao longo do dia – de 2 a 3 xícaras – para facilitar o relaxamento do corpo e da mente. Ainda, diminui a possibilidade de dores de cabeça. Saiba mais sobre a planta.

Benefícios da erva cidreira

Protege a saúde gastrointestinal

A planta pode aliviar uma variedade de condições menos graves que afetam o trato gastrointestinal. De acordo com uma revisão de estudos comandada pelo Instituto Nacional de Medicina Unani, Bangalore, na Índia, algumas doenças que podem ser tratadas com a ajuda da planta incluem:

  • Ácido estomacal;
  • Inchaço;
  • Cólica;
  • Indigestão;
  • Náusea.

Já uma análise do Instituto de Medicina Interna, Universidade Católica de Roma, na Itália, indicou que pode ajudar na indigestão. A pesquisa acompanhou 30 pessoas com dispepsia funcional, uma condição que pode causar dores de estômago. Assim, os pesquisadores deram aos participantes uma sobremesa semelhante a um sorvete com ou sem erva cidreira. Ou seja quem comeu a sobremesa com a planta experimentou menos dor de estômago do que aqueles que não comeram.

Leia também: Chá branco: Motivos para apostar na bebida

Chá de erva cidreira reduz o estresse

O ingrediente se destaca pela ação calmante e sedativa. Portanto, age para diminuir problemas de insônia, ansiedade e até estresse. Além disso, o óleo essencial de erva cidreira é utilizado na aromaterapia por seu efeito sedativo leve.

Tem efeito antioxidante

A erva cidreira atua como antioxidante e é eficaz no combate ao estresse oxidativo. Assim, pode ajudar a combater questões como:

  • Diabetes;
  • Distúrbios neurodegenerativos crônicos (Parkinson e Alzheimer);
  • Por fim, doenças cardiovasculares.

Combate insônia e outros distúrbios do sono

A combinação de erva cidreira com valeriana pode ajudar a aliviar a inquietação e os distúrbios do sono, como a insônia. Assim, um estudo incluiu mais de 900 crianças e constatou que mais de 80% observaram melhorias nos problemas de sono ao tomar os suplementos. Além disso, 70% das crianças viram melhorias na inquietação. Por fim, nenhuma das crianças apresentou efeitos adversos do medicamento.

Leia também: 6 chás que ajudam a dormir melhor

Erva cidreira minimiza cólicas

Há também pesquisas para sugerir que o erva cidreira pode ser usado para aliviar cólicas menstruais e síndrome pré-menstrual (TPM). Pois, ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar este problema.

Leia também: Chás: Conheça diferentes tipos e benefícios dessas bebidas

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental