Erros comuns que impedem o emagrecimento

Alimentação
11 de Setembro, 2019
Erros comuns que impedem o emagrecimento

Você sabe quais os erros mais comuns do emagrecimento? Se você é do tipo que coloca vegetais no prato e faz algum tipo de exercício na maioria dos dias da semana. Mas, quando pisa na balança e percebe que os ponteiros não estão diminuindo, pode estar se perguntando o que está fazendo de errado.

Mesmo com hábitos alimentares saudáveis ​​e uma rotina regular de atividades físicas, pequenos deslizes podem levar a uma paralisação no emagrecimento e prejudicar os resultados esperados. 

Confira aqui o que você pode estar fazendo de errado para emagrecer e saiba como consertar tais atitudes:

Você está priorizando a contagem de calorias

É importante observar que, embora você deva estar atento a quantas calorias está consumindo, é melhor e mais eficaz para o emagrecimento focar na qualidade de suas calorias e ingerir alimentos saudáveis e ricos em nutrientes, como vegetais, frutas, grãos integrais, proteínas magras e gorduras boas.

Também, o corpo absorve mais calorias dos alimentos processados ​​ou quebrados de sua forma natural. Por exemplo, 300 calorias de um bolo feito com farinha e açúcar refinados não afetam o organismo da mesma maneira que 300 calorias de aveia cozida com amêndoas e mirtilos.

Leia também: De quantas calorias eu preciso por dia?

Seus exercícios físicos são sempre os mesmo

De tempos em tempos é importante que você varie os treinos e alterne dias em que está fazendo atividades aeróbicas e musculação, bem como os grupos musculares que está trabalhando.

Fazer o mesmo treino repetidamente condicionará seu corpo a ficar confortável, e ele não trabalhará duro para queimar calorias e construir músculos.

Malhar virou desculpa para comer mais

Correr na esteira por uma hora todos os dias não significa que você pode comer um hambúrguer com queijo e fritas todas as noites.

Em vez de criar recompensas calóricas porque está malhando, concentre-se em consumir alimentos de qualidade. Dessa forma, você não precisará se preocupar com quantas calorias está queimando na academia.

Suas porções estão maiores do que deveriam

O que você coloca no seu prato é importante, mas uma alimentação saudável também é ter em mente o quanto você come.

Claro, abacate, chocolate amargo e nozes são aliados da dieta, mas esses alimentos também são ricos em calorias e, quando ingeridos em excesso, podem impedir que você atinja seus objetivos. A

melhor maneira de saber se você está comendo demais é fazer um diário alimentar. Apenas o ato de escrever o tornará mais consciente.

As dicas de controle de porções também ajudam: uma porção do tamanho de uma bola de beisebol para legumes e frutas picadas, uma bola de golfe para nozes e queijo ralado, um punho para arroz e macarrão e uma carta de baralho para carnes magras.

Você bebe suas calorias

Sucos de frutas açucarados, refrigerantes, shakes e vitaminas podem ser culpados pelo seu ganho de peso. Só porque você não está mastigando não significa que as calorias não contam.

Por exemplo, uma lata de coca-cola tem 150 calorias e 39 gramas de açúcar, e se você a apreciar com uma fatia de pizza, poderá consumir facilmente mais de 500 calorias em uma refeição. A água é sempre a melhor opção, e manter-se hidratado também ajuda a controlar o apetite e a entender os sinais da fome.

Você está comendo sobremesa sem açúcar

Termos como “zero” ou “sem açúcar” podem criar um falso sinal verde, levando as pessoas a comerem mais. Mas muitos alimentos sem açúcar têm aproximadamente o mesmo número de calorias do que a versão tradicional, ou seja, comprometem o emagrecimento.

Também, a retirada do açúcar de um produto pode resultar em maior necessidade de gordura. E aí, nesses casos, o valor calórico final pode ser até maior no pacotinho zero açúcar. 

Você está ingerindo mais açúcar do que pensa

Se você come muitos alimentos processados ​​e industrializados, é provável que esteja consumindo mais açúcar, sódio e gordura do que imagina. Comidas como lasanha congelada, camarão empanado, peito de peru, patê de presunto, caldo de carne e outros salgados levam açúcar na composição – que é acrescentado durante o processo de fabricação.  A indústria geralmente adiciona açúcar aos alimentos processados para torná-los mais apetitosos. Quando a gordura é removida de comida processada, por exemplo, o açúcar é adicionado para balancear o sabor. O resultado é que comemos muito mais açúcar do que deveríamos e que também nosso corpo consegue processar.

Leia também: Você pode estar comendo açúcar “mascarado” sem saber

Comer não é um ato consciente para você

Comer enquanto está distraído também pode causar uma alimentação irracional. Um estudo no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que quando as mulheres que normalmente viam TV durante o almoço ou jantar, elas comiam 15% mais em comparação com quando faziam suas refeições sozinhas e sem distrações. Evite comer quando sua mente estiver em outro lugar (na frente de um computador, por exemplo) e elimine distrações desnecessárias (desligue a TV, deixe o celular de lado).

Leia também: Mindful Eating: O método que ensina a comer de forma consciente

Seus hábitos noturnos não são adequados

Não receber de sete a oito horas recomendadas de sono à noite pode atrapalhar o emagrecimento. Para ajudá-lo nesse processo, faça algo calmo à noite depois de chegar em casa do trabalho. Tomar um banho quente, ler um bom livro ou tomar um chá vai auxiliar no processo de relaxamento. 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental