5 erros da dieta que você comete no trabalho

Alimentação
05 de Março, 2020
5 erros da dieta que você comete no trabalho

Os petiscos da sala de reunião, as festinhas de aniversário, os cafés: são muitas as tentações que atrapalham o sucesso da dieta no trabalho

Mas, esses não são os únicos motivos – nem os principais –  que estão impedindo que você siga uma alimentação mais saudável. Hábitos aparentemente inocentes da rotina são os principais erros da dieta e os mais frequentes sabotadores do emagrecimento. 

Leia também: 40 alimentos baratos e saudáveis para sua dieta

Confira cinco deslizes que estão dificultando os resultados na balança – e saiba como evitá-los. 

Pular o café da manhã para chegar ao escritório mais cedo 

Claro que chegar logo cedo e poder resolver as pendências enquanto o telefone não toca e a caixa de e-mail não enche garante a produtividade. Porém, começar a trabalhar sem combustível  para o corpo faz você buscar calorias onde quer que possa encontrar. Aquele famoso pão de queijo recheado, por exemplo.

Vale a pena acordar alguns minutos antes para ter tempo suficiente para um café da manhã saudável em casa. Uma combinação de proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis ​​é uma boa opção. Pense em ovos mexidos com legumes e torradas integrais, ou aveia com 2% de leite, uma colher de sopa de nozes e algumas frutas. Se a pressa bater, embale uma marmita matinal para viagem, com uma barra de granola com baixo teor de açúcar, dois ovos mexidos ou frutas.

Aceitar tudo o que os colegas oferecem

Um pedacinho de chocolate aqui, uma castanha ali, uma mordida em um salgado. Tudo isso pode parecer inofensivo. Mas a soma de calorias ao “beliscar” os doces e lanches dos outros pode resultar, no período de dois meses, em um ganho de um quilo corporal. Preste atenção porque você está cometendo esses erros na dieta. Você está com fome? É para a interação social? Apenas um hábito?

Almoçar na mesa, em frente ao computador

Esse é um famoso e frequente hábito que está entre os erros da dieta. Pois, mesmo que você esteja comendo um frango grelhado com salada, encarar a tela do computador enquanto almoça significa que você não estará prestando atenção na quantidade de comida que está consumindo. Não é por acaso que o mindful eating, que prega o “comer consciente e com atenção ao ato de se alimentar”, é cada vez mais difundido. Por mais difícil que pareça, faça o seu melhor para se afastar da sua mesa. Para aqueles momentos em que realmente não consegue fugir, reduza para metade seu almoço para manter a porção sob controle e, em seguida, guarde o resto para um lanche no meio da tarde, quando tiver tempo para uma pausa sem tela.

Leia também: Mindful Eating: O método que ensina a comer de forma consciente

Deixar o estresse dominar você

Ficou nervosa e atacou um pote de biscoitos? Isso acontece porque o estresse faz com que o corpo libere o hormônio cortisol. Por sua vez, os níveis de açúcar no sangue aumentam e caem, desencadeando a vontade de alimentos açucarados e com alto teor de carboidratos.

Lembre-se de que os desejos relacionados ao estresse são emocionais – não um sinal de que você está com fome. Em vez de um cookie, o que você precisa é de uma ferramenta para se acalmar. Respire profundamente, assista a um vídeo engraçado em seu telefone ou mande uma mensagem de texto para uma amiga. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Não trazer lanchinhos de casa

Quando o estômago começa a roncar e você não tem um lanche saudável à mão, a única opção é ir direto para a padaria. Armazene em sua gaveta ou mesa de trabalho opções saudáveis e inteligentes, como iogurte sem açúcar, mix de oleaginosas e frutas. Mas, atente-se a uma pegadinha: manter esses lanches por perto pode facilitar o ato de comer sem pensar durante todo o dia – e sobrecarregar as calorias extras que seu corpo não precisa. Porcionar os alimentos evita erros na dietamuitoscome, assim como limitar-se a dois petiscos por dia – um no meio da manhã e outro no período da tarde, por exemplo. 

Leia também: Reeducação alimentar: Saiba o que é e como começar

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Jornalista e nutricionista. Editora-chefe e coordenadora de comunicação da Vitat. Especialista em saúde, alimentação saudável/nutrição, fitness, beleza e bem-estar.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental