Enzimas “seca barriga”: Saiba como elas atuam na perda de peso

Alimentação
23 de Junho, 2021
Enzimas “seca barriga”: Saiba como elas atuam na perda de peso

As enzimas digestivas ajudam na absorção de nutrientes e aceleram a perda de peso, por isso, ficaram conhecidas como “seca barriga”. Além disso, o seu uso contínuo melhora o sistema imunológico e a digestão, diminui a inflamação e recupera a saúde intestinal.

As substâncias são proteínas responsáveis por facilitar reações químicas ou transformações que acontecem no corpo. Ou seja, elas ajudam a converter proteína em aminoácido, carboidrato em açúcar e lipídios em ácidos graxos, por exemplo. Ademais, essas moléculas são fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo e para a eliminação de toxinas.

Elas são facilmente encontradas em alimentos crus, como frutas e vegetais. Mas é importante salientar que cada grupo de comida requer uma enzima específica para realizar sua quebra, como protease, amilase e lipase.

Alguns diagnósticos são responsáveis pela disfunção destas enzimas digestivas. Disbiose, má absorção de nutrientes, parasitoses, intolerância alimentar, entre outras condições, bagunçam o intestino e desencadeiam a permeabilidade. Como consequência, surgem processos inflamatórios crônicos e doenças autoimunes.

Suplementação de enzimas “seca barriga”

Além do avanço da idade, a produção das enzimas seca barriga pode ser prejudicada por estresse, consumo excessivo de açúcar, álcool e outras substâncias com potencial de atrapalhar a absorção de vitaminas e minerais.

Quando a quantidade diária não é suficiente para o corpo, a suplementação é indicada para acabar de vez com os incômodos. As cápsulas, então, devem ser consumidas junto com as refeições e, quase sempre, são vendidas como um complexo de enzimas essenciais:

  • Papaína: digestivo de material proteico morto;
  • Lipase: auxilia na quebra de gorduras;
  • Protease: participa da quebra de proteínas;
  • Bromelina: quebra de proteínas e anti-inflamatório;
  • Pancreatina: garante a absorção dos nutrientes.

Procure um médico para orientar sobre a suplementação adequada.

Leia também: Melhores exercícios para conquistar a barriga negativa

Aplicação na barriga

Por outro lado, há também quem faça a aplicação de enzimas na barriga para potencializar a quebra lipídica da região. Seus adeptos falam que as moléculas, quando injetadas diretamente no abdômen, aceleram o metabolismo, melhoram a circulação e promovem a eliminação da gordura localizada.

As mais utilizadas são a Thermoyalo (mistura de cafeína, silício e tiratricol), Lipoderme (que concentra lipossomas) e Lipoayslim (feita à base de extrato de manga africana). Geralmente, o procedimento é feito duas vezes por semana durante um mês e promete reduzir até cinco centímetros de circunferência abdominal.

Contudo, é importante ressaltar que os resultados variam de pessoa para pessoa e não são permanentes. Desse modo, se você ganhar peso, pode voltar a acumular os “pneuzinhos”. Além disso, o procedimento pode ser extremamente perigoso se feito da maneira incorreta ou com os produtos errados — e gerar problemas como a necrose dos tecidos.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental