Enxaguante bucal: como escolher e usar corretamente?
Escolher o enxaguante bucal ideal não é uma tarefa fácil, tendo em vista a enorme variedade de produtos oferecida no mercado. Mas antes de saber qual atende melhor suas necessidades, é importante entender para que ele serve e como usá-lo da forma correta.
Ao contrário do que muitos acreditam, a função do enxaguante bucal não é somente deixar o hálito fresco e agradável. “O enxaguante é uma solução para higiene dental que complementa a escovação e ajuda a promover a limpeza da língua”, explica o dentista Henrique Lanat, especialista da clínica Dr. André Braz.
Leia mais: Escova de dente: 4 dicas para escolher a melhor
Como escolher e usar corretamente o enxaguante bucal
De acordo com Lanat, a ordem correta para ter uma rotina de higiene bucal saudável é:
- Passar o fio dental;
- Escovar os dentes;
- Limpar a língua;
- Finalizar a limpeza bucal com o enxaguante recomendado pelo dentista.
Dessa forma, deve-se encher a tampinha do produto até a medida indicada e fazer bochecho por cerca de um minuto. Após cuspir o líquido, não é necessário lavar a boca, pois isso pode reduzir o efeito do enxaguante bucal.
Além disso, na hora de escolher o produto, opte por aqueles que não tenham álcool na composição. “A opção que contém álcool pode ser prejudicial à flora bucal, pois o álcool tem uma propriedade que resseca a mucosa, podendo causar feridas e diminuir a salivação”, alerta o dentista. Vale ressaltar que a consulta ao profissional é indispensável, pois somente ele consegue avaliar as necessidades de cada paciente.
Posso usar enxaguante bucal todos os dias?
A periodicidade com que o enxaguante deve ser usado depende da indicação. Segundo o dentista Henrique Lanat, a prescrição de seu uso pode ser tanto pontual, a fim de auxiliar no tratamento e prevenção de doenças bucais, quanto diário.
Mesmo que possa ser indicado todos os dias, é importante lembrar que ele não substitui o uso de fio dental e escovação dos dentes, pois não é capaz de remover a placa bacteriana, agindo apenas como coadjuvante na rotina de limpeza. Em caso de lesão na boca ou dificuldade para fazer o bochecho, o uso do enxaguante bucal é contraindicado.
Fonte: Dr. Henrique Lanat, dentista na clínica Dr. André Braz. Atua como especialista em Ortodontia.