Emagrecer: Dicas que ajudam a queimar gordura abdominal
Não existe fórmula mágica: combinar dieta e atividade física é a maneira mais eficaz de evitar o acúmulo de gordura abdominal – e em outras partes do corpo. Porém, com pequenas e simples atitudes do dia a dia você pode, aos poucos, conseguir resultados fantásticos para emagrecer
Saiba quais hábitos adotar, os alimentos que precisa incluir no prato e de quais você deve fugir para diminuir a circunferência da cintura:
Dicas para emagrecer: escolha fazer lanches nutritivos
Quando bate a fome entre uma refeição e outra, é necessário que você tenha opções saudáveis para não cair em tentação. Amêndoas, nozes e frutas são a melhor decisão para não ganhar peso e não se sentir inchado. A vantagem destes alimentos é que eles não fazem você acumular gordura abdominal e ainda protegem o coração, mantendo as artérias saudáveis.
Dicas para emagrecer: apimente tudo
A pimenta atua no silenciamento do gene que provoca o ganho de peso. Além disso, ela é termogênica. Isto é, aumenta a temperatura corporal, turbinando o metabolismo e a queima de gordura. Você pode polvilhar pimenta nas saladas e carnes, e também incluí-la no suco verde.
Não coma por ansiedade
Reconheça os momentos em que, devido a situações emocionais difíceis, você se rende à compulsão alimentar. Se você já sabe que isso geralmente acontece, será mais fácil identificar o problema e se policiar. Lembre-se que tristeza, raiva e estresse não desaparecem com a comida – melhor aplicar uma outra técnica de relaxamento para controlar seus sentimentos, como meditação.
Não passe muitas horas sem comer para emagrecer
É um fato que o corpo precisa de energia, portanto, pular refeições não é uma boa ideia para perder gordura abdominal. Pelo contrário: isso faz você acumular mais do que precisa. Evite pular o café da manhã e tente comer cinco vezes ao dia, assim, você se sentirá satisfeito e evitará compulsão.
Tenha oito horas de sono
Não descansar faz com que a grelina (hormônio da fome) esteja ativa e você pode comer mais do que deveria. Além disso, a privação de sono causa estresse, o que leva ao mesmo cenário: alimentação sem controle. Portanto, é essencial respeitar as horas de sono.
Hidrate-se
Um dos melhores hábitos para emagrecer e permanecer saudável é beber de oito a 10 copos de água por dia. Desta forma, você vai eliminar tudo o que não funciona para o seu corpo, como as toxinas.
Movimente-se
O sedentarismo só faz com que você acumule gordura abdominal. Tente realizar algum tipo de atividade física periodicamente e, se você não tem tempo para ir à academia, opte por longas caminhadas, por exemplo.
Beba chá
Bebidas como o chá verde, chá de casca de laranja, de limão, de mexerica ou de jabuticaba, e chá de gengibre têm alto teor de fitoquímicos que previnem doenças, maximizam a perda de gordura e o aumento da massa magra. Eles também ajudam a silenciar os genes envolvidos com o ganho de peso.
Abandone o refrigerante zero
Mesmo sem açúcar, as versões light e zero também são prejudiciais para a cintura: o adoçante usado nas bebidas é capaz de potencializar o armazenamento de calorias no corpo. Como? Ao sentir o sabor da bebida, o cérebro entende que o organismo vai entrar em contato com o açúcar e se prepara para receber energia. Como ela não vem, a tendência é abrir o apetite e absorver mais calorias dos alimentos ingeridos com o refrigerante.
Leia também: As melhores opções de gorduras boas para colocar no prato