Emagrecer em fevereiro: Dicas para quem quer perder peso
Se para muitos o ano só começa depois do Carnaval, o mês de fevereiro pode ser o pontapé inicial de suas resoluções e promessas para 2022, incluindo emagrecer. Perder peso é uma das constantes resoluções de Ano Novo que nunca se cumpre. Contudo, é mais do que possível mudar de hábitos e emagrecer em fevereiro.
Mas, para quem quer eliminar os quilos da balança de forma saudável e definitiva, não existe milagre ou fórmula mágica: é preciso combinar uma alimentação saudável com a prática de atividades físicas. Assim, para perder peso de fato é preciso que exista o chamado déficit calórico. Ou seja, o corpo tem que ingerir menos calorias do que gasta. Dito isso, confira dicas simples e certeiras:
Dicas para quem quer emagrecer em fevereiro
Corte os alimentos ultraprocessados
Quando se trata de alimentos que atrapalham o emagrecimento, um crescente corpo de especialistas aponta para os alimentos ultraprocessados. Assim, cada vez mais as pesquisas têm mostrado que os padrões alimentares saudáveis são melhores para perder peso e para a saúde a longo prazo do que qualquer dieta da moda. E, quando olhamos para dieta mediterrânea, dieta DASH e dieta flexitariana, o que elas têm em comum? Incluem gorduras e carboidratos saudáveis, mas também são baixas em alimentos ultraprocessados.
Dessa forma, tais dietas indicam comer principalmente alimentos integrais, incluindo frutas, legumes, laticínios com pouca gordura, legumes, peixe, alguma carne magra, grãos integrais, nozes e sementes. Além disso, são proibidas as bebidas açucaradas, batatas fritas e biscoitos, ou mesmo versões “saudáveis” de alimentos ultraprocessados, como refrigerante diet e comida congelada “light”.
Não coma por ansiedade
Reconheça os momentos em que, devido a situações emocionais difíceis, você se rende à compulsão alimentar. Pois, se já sabe que isso geralmente acontece, será mais fácil identificar o problema e se policiar. Portanto, quem deseja emagrecer em fevereiro precisa se lembrar que tristeza, raiva e estresse não desaparecem com a comida – melhor aplicar uma outra técnica de relaxamento para controlar seus sentimentos, como meditação.
Tenha oito horas de sono
Não descansar faz com que a grelina (hormônio da fome) esteja ativa e você pode comer mais do que deveria. Além disso, a privação de sono causa estresse, o que leva ao mesmo cenário: alimentação sem controle. Por isso, é essencial respeitar as horas de sono.
Dicas para quem quer emagrecer em fevereiro: Hidrate-se
Um dos melhores hábitos para se livrar da gordura e permanecer saudável é beber de oito a 10 copos de água por dia. Desta forma, você vai eliminar tudo o que não funciona para o seu corpo, como as toxinas.
Movimente-se
O sedentarismo só faz com que você acumule gordura. Dessa maneira, tente realizar algum tipo de atividade física periodicamente e, se não tem tempo para ir à academia, opte por longas caminhadas, por exemplo.
Beba chá
Bebidas como o chá verde, chá de casca de laranja, de limão, de mexerica ou de jabuticaba, e chá de gengibre têm alto teor de fitoquímicos que previnem doenças, maximizam a perda de gordura e o aumento da massa magra. Além disso, elas ajudam a silenciar os genes envolvidos com o ganho de peso.
Dicas para quem quer emagrecer em fevereiro: Aumente a saciedade
Alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade. Assim, a fome demora mais a aparecer, o que ajuda a emagrecer. As principais fontes de fibras são: frutas, cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia. As leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha e as verduras e legumes também contam com boas quantidades de fibras. Além disso, as sementes, como a chia, linhaça e semente de abóbora, também tem fibras.
Busque alimentos que aceleram metabolismo
Os alimentos com ação termogênica estimulam a maior queima de calorias e ajudam você a emagrecer. Os principais alimentos termogênicos são: pimenta, chá verde, canela, gengibre e café.