Emagrecer depois dos 50 anos pode diminuir risco de câncer de mama

Alimentação
02 de Janeiro, 2020
Emagrecer depois dos 50 anos pode diminuir risco de câncer de mama

Soa chocante, mas o excesso de peso pode estar relacionado à incidência de doenças como o câncer de mama. Não é novidade que a obesidade é uma doença complexa. Ela que faz parte das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). De um modo geral, podemos dizer que a obesidade é caracterizada por um acúmulo excessivo de gordura corporal.

O excesso de peso é o principal sintoma, mas podemos observar outros indicativos como compulsão alimentar, cansaço excessivo, respiração ofegante, pernas pesadas e inchadas, calor e suor em excesso.

Além dos sintomas, temos suas consequências que valem ser ressaltadas: problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto, varizes, artrose, doenças renais, dificuldade respiratória e cansaço, maior incidência de câncer, redução da expectativa de vida e baixa autoestima.

Agora, um recente estudo norte-americano apontou que a perda de peso em mulheres com mais de 50 anos pode reduzir o risco de desenvolver câncer de mama.

A pesquisa em questão, publicada no Journal of National Cancer Institute, direcionou-se a diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças.

O que diz a análise

Em conjunto com a American Cancer Society, o ambicioso projeto consistiu na investigação dos hábitos e da saúde de mais de 180 mil mulheres estadunidenses. Elas foram minuciosamente avaliadas ao longo de 10 anos. 

Como resultado, comprovou-se que o maior índice de gordura corporal aumenta os riscos de câncer de mama. Entretanto, a perda dessa gordura, ou seja, o emagrecimento, pode reverter esse quadro. 

Assim, esse é um incentivo para quem busca mudanças de estilo de vida, visto que a saúde física está direta e inegavelmente conectada com hábitos saudáveis.

Portanto, o estudo reafirma que nunca é tarde demais para iniciar a jornada de emagrecimento. Mais do que isso, de plena saúde e longevidade. Além da estética, muitas vezes, o emagrecimento pode estar ligado a diversas questões de saúde.

Leia mais: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental