Emagrecer até o Natal: Dicas e cardápio para perder peso
Se você está com a sensação de que o ano passou muito rápido, saiba que o sentimento é tão comum quanto parece. Em um piscar de olhos chegou dezembro e, com ele, a vontade de eliminar os quilinhos extras. Mas, será que ainda dá tempo de emagrecer até o Natal?
Antes de mais nada, é preciso reforçar que, quando o assunto é perder peso, não existe milagre, muito menos fórmula mágica. Pois, para diminuir os números na balança é preciso ocorrer déficit calórico. Ou seja, o corpo tem que consumir menos calorias do que gasta.
Dito isso, confira dicas e cardápios que vão ajudar quem deseja emagrecer até o Natal.
Cardápio para emagrecer até o Natal
Café da manhã
- 300 ml de suco de abacaxi com adoçante
- Banana prata
- Aveia em flocos
- 1 colher de sobremesa de mel (mas, você pode acrescentar a aveia com a banana e o mamão)
Lanche da manhã
Almoço para emagrecer até o Natal
- Salada verde à vontade (alface + agrião)
- 2 colheres de sopa de arroz integral
- 1 prato de sobremesa de legumes refogados (abobrinha + vagem)
- Filé de frango ou pescada temperado com alecrim, salsinha e cebolinha
- Por fim, suco de abacaxi ou maracujá natural com adoçante
Lanche da tarde
- 1 xícara de chá de ervas com adoçante ou 1 xícara de chá verde
- 2 fatias de ricota ou 2 fatias de queijo branco
Jantar
- Sopa de legumes
- 200 ml de suco de limão ou caju com adoçante
Dicas de ouro para emagrecer até o Natal
Escolha comida de verdade
É hora de aproveitar o tempo em casa para abandonar os industrializados e refinados e dar lugar para frutas, vegetais e grãos integrais. Além de oferecer uma nutrição mais geral, os alimentos integrais são mais saciantes e energizantes, e criam um impacto diferente na regulação do açúcar no sangue, digestão e metabolismo. Portanto, melhore a qualidade do que come. Ou seja, faça desse objetivo a base do seu plano de emagrecimento (e, finalmente, de manutenção de peso).
Leia também: 6 pensamentos que atrapalham o emagrecimento
Encha o prato de verduras e legumes
Tanto para perda de peso quanto para uma saúde ideal, comer mais vegetais de maneira consistente é um dos hábitos mais importantes que você pode promover. Vegetais não ricos em amido – como folhas, brócolis, couve-flor, abobrinha, tomate, pimentão, cogumelos e cebola – são incrivelmente ricos em nutrientes. Mas, fornecem apenas 25 calorias ou menos por xícara. Suas fibras, prebióticos e antioxidantes reduzem a inflamação, um conhecido gatilho da obesidade. Além disso, aumentam a imunidade e melhoram a saúde mental.
Beba (mais) água para emagrecer até o Natal
Mas, não é novidade que a água é necessária para todos os processos do corpo, incluindo circulação saudável, digestão e eliminação de resíduos. Contudo, estudos mostram que a água realmente ajuda a acelerar o metabolismo e, embora o efeito possa ser leve, pode causar um impacto maior ao longo do tempo. Da mesma forma, água antes das refeições reduz naturalmente o tamanho das porções. Ou seja, o que pode ajudar a evitar excessos.
Assim, defina o alarme do seu telefone celular como um lembrete, se necessário. Mas, se você não é fã de água pura, enfeite com limão, hortelã fresca, pepino fatiado, gengibre fresco ou pedaços de frutas da estação.