Emagrecer até o final do ano: Qual a melhor dieta?

Alimentação
02 de Dezembro, 2021
Emagrecer até o final do ano: Qual a melhor dieta?

Perder peso nunca é uma tarefa fácil, e o cenário pode se complicar ainda mais durante as comilanças proporcionadas pelas festas natalinas e o Réveillon. Como emagrecer até o final do ano com a falta de rotina, a ansiedade por 2021 que se aproxima e a vontade de beliscar o tempo todo? 

Mas, muito além da aparência, o sobrepeso tem se mostrado um grande vilão para a saúde, inclusive em relação ao COVID-19. Assim, segundo ciência, pessoas que estão acima do peso podem desenvolver as formas mais graves da infecção. 

Portanto, não é preciso esperar até janeiro. Pois, o momento é ideal para adotar hábitos mais saudáveis e seguir uma alimentação equilibrada, seja para aumentar a imunidade ou diminuir os ponteiros da balança. 

Logo, é mais do que possível, com algumas adaptações, emagrecer até o final do ano.

Emagrecer até o final do ano: Qual dieta seguir

A melhor dieta é aquela que você consegue seguir. É o momento de se cuidar, mas sem estresse. Assim, evitar frituras e industrializados e priorizar frutas, vegetais e grão integrais é sempre uma boa estratégia, especialmente agora. 

Pensando nisso, uma dieta low carb não muito severa  (40% de carboidratos) pode ser um dos estilos alimentares indicados para quem deseja emagrecer até o final do ano sem abrir mão da saúde. 

Leia também: 8 alimentos termogênicos que são aliados da dieta

Como funciona

Menos carboidratos refinados, mais comida de verdade: essa é a proposta da dieta para equilibrar a alimentação. Para se ter uma ideia, a orientação em uma alimentação convencional é que 50 a 55% do que é ingerido no dia seja carboidrato. Contudo, nos métodos low carb, o macronutriente pode compor entre 45% a 5% do que é consumido diariamente.

A dieta é segura. Mas, como toda dieta ou reeducação alimentar, a low carb deve ser feita sob a orientação e o acompanhamento de profissionais.

Cardápio para emagrecer até o final do ano

Café da manhã

1 fatia de pão integral e 2 fatias médias de queijo branco light.

Lanche da manhã

1 ameixa

Almoço

Salada (mix de folhas, cenoura, pepino e tomate ) + 3 colheres de sopa de lentilha. Além disso, 1 pires de brócolis com azeite e alho + 1 porção média de cação cozido com molho de tomate.

Lanche da tarde

1 banana aquecida no micro-ondas com 1 colher de sobremesa de cacau em pó

Jantar:

Muffin (2 ovos batidos, 3 colheres de chá de farelo de aveia, atum, abobrinha ralada, sal, pimenta,azeitona. Mas, misture e asse em forminhas ) + 1 pires de legumes (pimentão, cenouraberinjela, tomate) assados e temperados com azeite extravirgem e orégano.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental