Efeito MUM: O que é e como pode afetar os relacionamentos
Ter receio de comunicar más notícias, apresentando resistência e distorcendo as informações para que não pareçam negativas é comum. Inclusive, existe até um nome para isso: Efeito MUM.
Dessa forma, o Efeito MUM surge diante de qualquer tipo de notícia negativa, como o falecimento de alguém próximo, um acidente ou a descoberta de uma doença grave, por exemplo.
Causas
As causas específicas do Efeito MUM ainda são desconhecidas, porém de acordo com cientistas, acredita-se que os quatro fatores a seguir são responsáveis pela dificuldade em comunicar notícias ruins:
- Preocupação excessiva com o nosso próprio bem-estar, querendo evitar um sentimento de culpa.
- Preocupação com o bem-estar do destinatário da notícia ao receber as más notícias.
- Ficar preocupado (ou com medo) com à má notícia que precisamos dar (e, assim, nos tornarmos menos atrativos para os outros).
Além disso, há uma teoria de que nós possuímos um viés cognitivo que afeta a visão de realidade, a crença irracional de que existe um mundo justo. Assim, essa falsa crença pode explicar o fato da resistência em comunicar notícias ruins àqueles que acreditamos que “não as merecem”.
Como o efeito MUM pode nos afetar
Embora o efeito MUM exista e seja frequente, não ocorre com todas as pessoas. Portanto, ele é comum nos casos em que as notícias afetam o nosso bem-estar ou o do receptor. Mas como isso nos afeta?
Quando precisamos comunicar uma má notícia, a resistência que apresentamos nos faz modificar a mensagem de forma positiva, para que ela não pareça tão assustadora. Contudo, noticiar alguém da forma errada é uma falha na comunicação que pode trazer diversos problemas.
Leia também: Pensamentos automáticos: O que é e como evitar
Os profissionais como médicos, por exemplo, enfrentam esse desafio todos os dias ao comunicar informações negativas, mas não modificam a mensagem de forma alguma. Isso porque neste trabalho a realidade não deve ser distorcida.
Ainda, também pode afetar negativamente o ambiente corporativo, quando uma informação importante precisa chegar aos níveis superiores e os funcionários tentam amenizá-la.
Leia também: Pensamentos intrusivos: Como tratar o problema