Conheça as novas regras para doação de sangue durante a pandemia

Saúde
28 de Janeiro, 2022
Conheça as novas regras para doação de sangue durante a pandemia

O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizaram, recentemente, os critérios para a doação de sangue durante a pandemia de covid-19. De acordo com a nota divulgada pelos órgãos, algumas das regras foram atualizadas. Quem foi infectado pelo vírus, por exemplo, fica inapto para doação por dez dias após se recuperar da doença. Anteriormente, o prazo era de 30 dias. Com a decisão, as unidades passam a adotar novas orientações no momento da triagem dos candidatos à doação de sangue. Saib a mais sobre as novas regras.

Leia mais: Pode doar sangue depois de tomar a vacina de Covid-19?

Novas regras para doação de sangue durante pandemia

De acordo com a nota divulgada, a partir de agora, quem teve covid-19 deve aguardar dez dias após a melhora completa dos sintomas para doar sangue. Porém, casos graves podem ter um prazo maior em virtude das complicações associadas à doença. Já quem testou positivo para a covid-19, sem ter apresentado sintomas – os chamados assintomáticos – devem aguardar dez dias após a coleta do exame.

Além disso, profissionais de saúde que fizeram uso contínuo e correto de equipamentos de proteção individual (EPI) durante atendimento a pacientes com covid-19, podem doar sangue normalmente. Porém, quem teve contato próximo com infectados por covid-19 durante o período de transmissão (primeiros dez dias da doença) devem aguardar sete dias após o último contato para doar. Nesse caso, são observados contatos sem utilização de máscaras, contato físico direto, bem como residir em mesma casa/ambiente.

Ainda segundo as novas regras, pessoas com febre (temperatura axilar maior ou igual a 38°C), e que não fizeram o teste para a covid-19, devem aguardar 14 dias para doar. Já aquelas que, embora sem febre, apresentem sintomas respiratórios e que também não realizaram a testagem, devem aguardar dez dias para doar. Se houver testagem negativa no quinto dia, o candidato pode ser liberado para doar após 24 horas sem sintomas e sem uso de antitérmicos.

Leia também: O que comer antes de doar sangue

Outros requisitos para doar sangue

Para doar sangue, as pessoas devem seguir algumas regras específicas. Sendo assim, pela legislação brasileira, se você tem mais de 50kg e entre 16 e 69 anos, já pode doar. No entanto, não podem doar sangue pessoas com doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, AIDS e doenças de Chagas. Há diversos outros impedimentos. Por isso, confira a lista completa no site do Ministério da Saúde. Confira o que mais você precisa para doar sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
  • A primeira doação deve ser realizada até os 60 anos, sendo que menores de idade precisam de autorização e da presença dos pais no momento da doação;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada).

Leia mais: Tipos sanguíneos: quais são e qual a diferença entre eles

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Pessoas com histórico de infarto têm mais risco de desenvolver outros problemas de saúde a longo prazo, como insuficiências cardíaca e renal, arritmias e até depressão,

Saúde

Infarto aumenta o risco de desenvolver complicações de saúde a longo prazo

Problemas como insuficiências cardíaca e até depressão são mais frequentes em quem sofreu um ataque cardíaco

Bem-estar Equilíbrio Saúde

“É impossível ser feliz sozinho”: cultivar relacionamentos está entre os segredos para viver mais

Indo na direção contrária da longevidade, um estudo revelou que quase ¼ das pessoas em todo o mundo se sentem sozinhas