Nervosismo e ansiedade: Entenda a diferença entre os dois
Quem nunca passou por um momento de estresse e questionou se o sentimento era de nervosismo ou ansiedade? As duas sensações, apesar de difíceis de distinguir, têm suas diferenças.
A ansiedade é uma resposta natural do ser humano diante de situações que a mente encara como perigosas. Desse modo, pode ser um desafio no trabalho, uma decisão importante que precisa ser tomada, compromissos, contas a vencer, mudanças e até uma grande viagem.
O Brasil é um dos países com mais pessoas ansiosas, segundo relatório recente da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pouco mais de 9% da população é afetada pela ansiedade, o triplo da média mundial. Nessa estimativa, as mulheres são a maioria das vítimas do transtorno.
Assim, nesses momentos de preocupação intensa entra em ação um mecanismo de defesa que prepara o corpo para fugir ou enfrentar a ameaça.
Já o nervosismo é um sentimento comum em resposta ao estresse causado no seu corpo. Uma mistura de mãos suando, os batimentos cardíacos aumentados e sensação de borboletas no estômago. Muitas vezes, ele é provocado por alguma situação que cause medo ou apreensão, como um primeiro encontro ou uma entrevista de emprego.
Leia mais em: Como lidar com o estresse
Diferenças entre a ansiedade e o nervosismo
O nervosismo é temporário e se resolve assim que o estresse vai embora, podendo ser controlado.
Por outro lado, os transtornos de ansiedade são transtornos psiquiátricos que se desenvolvem a partir de sintomas complexos incluindo genética, química cerebral e eventos da vida. Quem apresenta esse quadro precisa de ajuda de um profissional que indicará qual é o melhor tratamento.
Leia também: Ansiedade: O que é, sintomas e como controlar
Portanto, pessoas com ansiedade geralmente experimentam sentimentos severos de nervosismo e preocupação. Esses sentimentos podem aparecer com frequência se não forem tratados da forma correta.
Sintomas do transtorno de ansiedade
- Dormência;
- Dor de cabeça;
- Insônia;
- Dificuldade em se concentrar;
- Batimentos cardíacos acelerados;
- Fadiga;
- Dor de estômago;
- Aperto no peito;
- Suor;
- Tremor;
- Sensações estranhas no corpo.