Dieta Paleo: Saiba como fazer a dieta do paleolítico

Alimentação
22 de Julho, 2019
Dieta Paleo: Saiba como fazer a dieta do paleolítico

A paleo, dieta paleolítico – ou apenas dieta paleo, como também é chamada – é conhecida por manter um cardápio semelhante a alimentação de nossos ancestrais. Assim, o estilo de vida é baseado em comidas originárias da caça e da pesca, além da plantação. Ou seja, não há espaço para processados ou açúcares, apenas alimentos frescos e naturais. 

Além da perda de peso gradativa, a dieta é aliada da genética, melhora o colesterol no sangue, a memória e a energia do corpo. Ou seja, a saúde evolui de forma geral, os resultados ainda incluem a diminuição da hipertensão e da diabetes. 

Os estilo homem das cavernas inclui o consumo de carne à vontade e a restrição de carboidratos. Pois, acredita-se que o organismo foi acostumado assim por milhões de anos e após o surgimento de dietas contemporâneas apareceram tantas doenças, como problemas no coração, obesidade e outros.

Pães, massas e arroz estão proibidos na dieta, eles elevam os níveis de glicose na corrente sanguínea e resultado disso é o acúmulo de gordura no tecido adiposo. Além disso, alimentos industrializados em geral também estão banidos do cardápio.

Dieta paleo: Como fazer a dieta paleolítico

Jejum

A dieta paleo prega o jejum, o indicado é ficar de 16 até 24 horas sem ingerir nenhum alimento. Mas, é preciso respeitar a necessidade do corpo para manter os índices de glicose. ou seja, jejuar por longos períodos pode causar dor de cabeça, hipoglicemia, perda de massa muscular e até dificuldade de concentração.

Dieta paleo: O que comer

Carnes

A carne era a base da alimentação no período Paleolítico. Elas são fontes de proteínas, nutrientes e podem ser consumidas em grandes quantidades. Sendo assim, a ideia é fortalecer a massa muscular e dar mais saciedade ao corpo para controlar o apetite.

A proteína ajuda a recuperar tecidos. Mas, é preciso tomar cuidado com excessos. Pois, o consumo exagerado pode sobrecarregar os rins, além de prejudicar o cálcio. 

Frutas e legumes

O método pede o consumo de vegetais em grandes quantidades, de preferência crus. Já as frutas estão liberadas de 2 a 4 unidades por dia. Contudo, por serem mais calóricas, o ideal é que estejam cruas e com casca para conservar as propriedades e as fibras.

Estes alimentos são a principal fonte de carboidratos da dieta, e são úteis para equilibrar o consumo com as carnes. Por isso, é importante lembrar que alguns itens devem ser consumidos em pequenas quantidades: banana, melão, abacate, batata doce, inhame e batata inglesa.

Gorduras

Nossos ancestrais consumiam bastante gordura, principalmente aquelas vindas dos animais.  E elas são realmente importantes para o organismo. Assim, as mais importantes são as insaturadas, que trazem o efeito de reduzir o colesterol LDL.

Assim como na idade da pedra,  priorize carnes, aves e peixes. Ou seja, as oleaginosas também ajudam com a gordura boa: amendoim, castanhas, nozes, pistache e amêndoas.

O que não comer na dieta paleo

Os industrializados possuem farinha branca e açúcar na composição. Além de serem absorvidos rapidamente pelo organismo, são ingredientes de baixo teor de fibras e alto índice glicêmico

Corantes, conservantes e estabilizantes que intoxicam o corpo também são encontrados nas prateleiras. Pois, estes alimentos que passam bem longe da ideia do consumo natural que a dieta propõe.

Evite também os grãos, como arroz, trigo, feijão, soja, aveia e milho. Da mesma forma, qualquer tipo de açúcar, além de leites e derivados, como queijo, requeijão, creme de leite, coalhada e iogurte. 

Diferença entre a dieta paleo e a low carb

A principal diferença é que na dieta paleo deve-se evitar todo tipo de grãos ricos em carboidratos, como arroz, trigo, milho e aveia, por exemplo. Ou seja, enquanto na dieta low carb esses grãos ainda podem ser consumidos em pequenas quantidades algumas vezes por semana.

Além disso, a low carb permite o consumo de alimentos processados, desde que não sejam ricos em açúcar, farinhas e outros carboidratos, enquanto na paleo o ideal é reduzir ao máximo o consumo de industrializados.

Sugestão de cardápio da dieta pale

Café da manhã

1 pedaço médio de aipim cozido

Maça verde

1 noz

½ copo de leite

Lanche da manhã

1 pedaço pequeno de côco fresco

Almoço

Salada de folha verde à vontade temperada com ervas e especiarias naturais

100 g de carne de qualquer tipo

2 pegadores de brócolis, cenoura e beterraba

½ batata média assada

Sobremesa: 1 fruta

Lanche da tarde 1

1 pires de salada de frutas

Lanche da tarde 2

1 copo de água de coco

1 fruta

Jantar

Salada de folha verde à vontade temperada com ervas e especiarias naturais

100 g de Carne de qualquer tipo

1 pires de legumes assados

Ceia

1 fruta

Por fim, é importante ressaltar que antes de iniciar qualquer dieta, o ideal é procurar orientação de um nutricionista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental