Dieta Optavia: O que é e como funciona a metodologia

Alimentação
14 de Agosto, 2019
Dieta Optavia: O que é e como funciona a metodologia

Ainda pouco conhecida no Brasil, a dieta Optavia se popularizou nos Estados Unidos e fez barulho nas redes sociais, especialmente depois que o chef confeiteiro Buddy Valastro relacionou seu emagrecimento a esse plano alimentar. O sucesso foi tanto que a Optavia foi classificada em segundo lugar na categoria de perda rápida de peso pela respeitado periódico U.S. News and World Report.

Este programa exige que os usuários sigam um cardápio de refeições de baixa caloria e comprem os alimentos embalados que fazem parte do plano escolhido. Nenhum grupo de alimentos está fora neste regime. Não há contagem de carboidratos ou calorias. Em vez disso, os seguidores adicionam água a alimentos em pó ou desembrulham uma barrinha como parte das refeições do dia.

Leia também: Ranking: As melhores dietas para seguir em 2019

Como fazer a dieta Optavia

A Optavia envolve a compra da maior parte dos alimentos permitidos na dieta em forma embalada. A empresa americana vende uma ampla gama de produtos que eles chamam de “combustíveis” em seu site, incluindo shakes, panquecas, sopas, massa, pipoca e biscoitos.

A empresa oferece alguns programas de perda de peso estruturados de maneiras diferentes, e os clientes escolhem o cardápio que acham que funcionará melhor para eles. O Plano 5 e 1, por exemplo, envolve comer cinco pequenas refeições por dia. As refeições podem ser escolhidas entre mais de 60 combustíveis, além de uma refeição “magra e verde” (pense em proteínas e vegetais) preparada por conta própria. O Essential Optimal Kit, que custa pouco mais de 350 dólares, oferece 119 porções – comida para cerca de 20 dias.

Depois de atingir o peso ideal, você passa para uma fase de transição, na qual pode comer três refeições compostas de “magro e verde”  por dia, adicionando lentamente frutas, laticínios e grãos integrais, mas continuando a suplementar com três combustíveis por dia. 

A empresa possui suporte integrado, que inclui acesso a um coach, fóruns online, reuniões semanais com outros membros e chats de vídeo. O exercício também é incentivado. Contudo, não é necessário fazer esse tipo de dieta super restritiva para encontrar grupos como este.

Desvantagens

Até parece simples: pedir uma caixa, comer os alimentos fornecidos com base nas instruções e preparar uma refeição simples ou duas por conta própria. Mas, quão eficazes são dietas como essa? Embora o relatório U.S. News & World tenha dado uma classificação elevada para a rápida perda de peso, não recomendamos a Optavia quanto à perda de peso a longo prazo, nutrição e saúde do coração. Nada substitui comida de verdade e os benefícios que elas trazem.

Uma das ressalvas de profissionais de saúde em relação a programas como esse é a falta de alimentos frescos e também o grau de processamento dos produtos. Por exemplo, o concentrado de proteína de soja é o primeiro ingrediente da sopa de frango (que não contém frango de verdade), o que significa que um nutriente encontrado nos alimentos é isolado para criar um novo produto alimentício artificial. Então muito cuidado com dietas desse tipo.

Leia também: Emagrecer: 28 dicas para perder peso rápido com saúde

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Alimentação Bem-estar

Lollapalooza 2024: dicas de saúde para aproveitar o festival

O Lollapalooza, um dos maiores festivais de música do país, está se aproximando. Por isso, separamos algumas dicas para você curtir os shows!

Alimentação Bem-estar Saúde

Estratégias para lidar bem com a menopausa

Ondas de calor, indisposição e irritabilidade são alguns dos sintomas mais comuns; veja como lidar

Alimentação Bem-estar

Óleo de amendoim: veja benefícios para a saúde

O óleo é rico em vitamina E, que tem relação com o rejuvenescimento celular e a manutenção da saúde física e mental